Estratégia

Video Marketing: o que é e por que utilizar a estratégia?

Campanhas em vídeo são cada vez mais frequentes no cenário digital em que estamos inseridos, abrindo possibilidades para empresas divulgarem seus produtos e serviços

Quando pensamos em marketing de conteúdo, hoje em dia, podemos pensar em diversas maneiras de produzi-lo. Estamos inseridos em um cenário onde os consumidores gostam, cada vez mais, de acessar conteúdos dinâmicos, simples e rápidos, mas que tenham qualidade e sejam relevantes. Ao mesmo tempo que parece uma missão difícil, podemos também abrir espaço para uma grande quantidade de oportunidades de anúncios e maneiras de criar um relacionamento mais próximo com os clientes.

O Video Marketing, por exemplo, é uma estratégia utilizada por empresas que desejam aumentar a atração, retenção e engajamento dos seus consumidores. Nem sempre quando procuramos por determinada informação ou conteúdo na internet, queremos necessariamente ler um texto sobre ele. Muitas vezes queremos algo mais interativo e dinâmico, e por isso, os vídeos estão sendo cada vez mais adotados em estratégias de empresas que desejam oferecer valor, flexibilidade e relevância aos seus consumidores de um jeito diferente.

De acordo com estudos divulgados pela Hubspot, adicionar um vídeo em e-mail marketing, por exemplo, pode aumentar as taxas de cliques em 200 a 300%, e prevê-se que, até 2019, o formato tome conta de mais de 80% de todo o tráfego da web. A incorporação de vídeos nas páginas pode aumentar taxas de conversão em 80% de um site, e hoje em dia, 87% dos comerciantes online já utilizam conteúdos em vídeo como parte de sua estratégia de marketing digital.

O consumo de conteúdo em vídeo vem crescendo cada vez mais ao longo dos anos. 90% dos clientes informam que assistir vídeos anteriormente à uma compra os ajuda na hora da tomada de decisão, e 64% deles estão mais propensos a comprarem um produto online depois de assistir um vídeo sobre ele. Um terço do tempo que as pessoas passam online, atualmente, é dedicado a assistir vídeos, e os anúncios nesse formato já representam mais de 35% de todas as despesas publicitárias online.

Os dados mostram que os vídeos têm se tornado, cada vez mais, uma ferramenta poderosa quando aliada ao marketing. Por isso está sendo adotado por diversas empresas de pequeno, médio e grande porte, e o seu volume de produção é cada vez maior. Os vídeos podem ser produzidos em diferentes formatos, como entrevistas com profissionais e especialistas ou formadores de opinião; demonstrações práticas de utilização de algum produto ou serviço; eventos ao vivo, palestras e seminários; depoimentos de clientes; apresentação da empresa; reviews, entre outros. São inúmeros formatos que, quando divulgados em sites, blogs ou nas redes sociais, podem atingir o público-alvo de maneira fácil e rápida, aumentando o engajamento dos consumidores.

O crescimento do uso de vídeo marketing é, também, uma estratégia que abre possibilidades ainda maiores em plataformas como o Youtube. Hoje em dia, o site não é mais apenas um lugar visto como “plataforma para procurar vídeos engraçados”. Com mais de um bilhão de usuários ativos, a tornou-se um cenário propício para as marcas que desejam procurar oportunidades e promoverem seu conteúdo de maneira visual. De acordo com dados do Youtube Insights, hoje são 1,5 bilhão de pessoas conectadas, com idades entre 18 a 49 anos, e seu alcance já é maior do que a TV a cabo.

Por ser um ambiente de livre expressão, muitas pessoas começaram a levar o Youtube como profissão. Os chamados Youtubers são pessoas que produzem conteúdo na plataforma sobre diversos assuntos, desde moda e beleza até esportes, viagens, dicas de games e entretenimento no geral. Estima-se que, em vinte anos, 90% daquilo que as pessoas vão assistir será disponibilizado em plataformas digitais. Por isso, esse tipo de conteúdo é levado extremamente a sério por quem o produz e abre portas para cada vez mais empresas divulgarem seus trabalhos e serviços de maneira audiovisual.

 

Por que utilizar vídeos na estratégia de marketing?

Nos últimos anos pudemos ver uma mudança significativa no cenário digital. Cada vez mais, as pessoas estão eliminando os computadores e laptops para realizarem pesquisas na web e interagirem com o conteúdo de uma maneira mais prática, como por exemplo celulares e tablets. Por esse motivo, o marketing de conteúdo também vem mudando com o tempo. Hoje, um conteúdo só é bem-sucedido se for entregue o que os consumidores querem, como e quando eles quiserem.

No mundo acelerado de hoje, o marketing em vídeo é um dos poucos tipos de material online que oferece praticidade e ao mesmo tempo relevância para os consumidores, e ao mesmo tempo atendem ao estilo de vida on-the-go que desejam. Por isso, adotar a estratégia pode trazer alguns benefícios para o sucesso de uma campanha, como por exemplo:

  • Maior envolvimento dos usuários: mesmo que o comportamento do consumidor mude ao longo dos anos e seus hábitos de consumo também, o storytelling é essencial na estratégia para aproximação do cliente. O Video Marketing possibilita uma maneira mais prática e personalizada de consumir determinado conteúdo, e muitas vezes os usuários acabam optando por ele na hora de procurar por uma informação. Por se tratar de um conteúdo dinâmico e didático, o vídeo acaba fazendo com que os usuários se envolvam mais na história e se sintam parte dela;
  • Credibilidade no assunto: confiança é a base das conversões e das vendas, e deve ser um objetivo de todas as marcas. Todo o conceito do marketing de conteúdo é baseado na confiança e na criação de relacionamentos ao longo prazo. Por isso, ao produzir um vídeo sobre determinado tema, as marcas conseguem ganhar uma credibilidade maior sobre o que está sendo falado. Isso acontece, pois, ao mostrar que sabe explicar sobre um assunto, os usuários sentem que podem confiar naquela empresa para procurar mais informações quando precisarem;
  • Segmentação e aproximação com o público: o marketing de vídeos é uma estratégia que facilita ainda mais o alcance ao público-alvo correto, pois será procurado apenas pelas pessoas que realmente se interessarem por determinado assunto;
  • O conteúdo do vídeo promove o recall da marca: de acordo com o Hubspot, 80% dos clientes lembram de vídeos que assistiram no último mês. Um dos maiores pontos fortes do marketing de vídeo é que ele é altamente visual e auditivo, o que significa que é mais fácil para muitos usuários se lembrarem do que o conteúdo está falando. Por isso, para tornar os vídeos memoráveis, é importante que a marca se lembre de manter as cores, as fontes, os logotipos e expressar seus valores durante o vídeo, assim como em seu blog e artigos. Assim, o usuário ainda pode reconhecer o estilo e o formato de vídeo da sua marca;
  • Aumento do SEO do seu site: 65% dos tomadores de decisão visitam o site de um comerciante depois de ver um vídeo da marca. A qualidade e o conteúdo relevante de marketing no vídeo podem melhorar significativamente o SEO de um site, levando os usuários à página inicial. Além disso, o vídeo pode aprimorar as taxas de conversão: o Hubspot afirma que 39% dos tomadores de decisão de negócios contatam um fornecedor depois de verem um vídeo da marca;
  • O conteúdo do vídeo funciona bem em todos os dispositivos: hoje em dia, uma das maiores tendências no marketing digital é o design responsivo. Quando o conteúdo de uma empresa não funciona bem em um determinado dispositivo ou sistema de navegador, o tráfego automaticamente sofre diminuição, assim como as conversões. Felizmente, o conteúdo do vídeo é adequado para o consumo em todos os dispositivos, desde computadores até celulares. Isso amplia seu alcance e torna mais fácil de utilizá-lo, focando no consumidor;

 

Fonte: Dream Grow

 

  • Ajuda a fortalecer a mensagem da marca: quando usamos o vídeo em uma estratégia de marketing digital, temos a oportunidade perfeita para aprimorar a mensagem da marca e direcionar ao cliente. Desde recursos simples como design e branding até recursos mais avançados como voz e conteúdo, o marketing de vídeo é a ferramenta ideal para fortalecer sua identidade de marca e garantir que seus clientes saibam quem você é;
  • O conteúdo pode viralizar rapidamente: estima-se que 92% das pessoas que consomem vídeos em seus dispositivos móveis compartilham ele com outras pessoas. Por isso, o conteúdo de vídeo é uma ferramenta poderosa para qualquer marca que deseja expandir seu alcance online ou desfrutar de um público mais amplo.
  • Grande diversidade de formatos: existem diversos formatos de vídeos que podem ser gravados de maneiras práticas, dependendo do público que a empresa deseja atingir. A escolha de formato de vídeo dependerá muito da audiência e de suas preferências, pois deve ser pensada na melhor maneira de chegar até ela.
  • Podem ser explicativos: uma pesquisa realizada em 2016 pela Wyzowl revelou que 98% dos usuários dizem que já assistiram a um vídeo explicativo para saber mais sobre determinado produto ou serviço. É por isso que 45% das empresas que utilizam video marketing afirmam ter um vídeo explicativo em sua página inicial, e deles, 83% confirmam que o vídeo foi eficaz. Ao explicar um conteúdo difícil, por exemplo, utilizar animação nos vídeos é uma estratégia que pode facilitar para o usuário que procurou aquela informação, e ainda conseguem prender a atenção do espectador.

 

Como fazer uma estratégia de sucesso?

O primeiro passo ao pensar em uma estratégia de video marketing é ter objetivos claros para ela. O que a empresa pretende conseguir produzindo um vídeo? O objetivo pode ser desde aumentar o tráfego do site, aumentar o número de assinantes do newsletter, gerar leads ou, até mesmo, reforçar os valores da empresa ou explicar determinado produto ou serviço. O importante é ter essa definição para que cada etapa do material seja pensada a partir dela.

Algumas dicas podem ser consideradas importantes para um profissional de marketing na hora da elaboração de um vídeo, como por exemplo:

1. Centralize-o em torno da história, não da venda: um vídeo de qualidade é essencial para dar credibilidade à empresa que está passando a mensagem. A técnica do storytelling está cada vez mais presente no Marketing de Conteúdo, e contar uma história envolvente é um passo fundamental para interagir e prender a atenção do espectador. As mesmas regras são válidas para a produção de um vídeo, por isso, é preciso pensar nele como uma narrativa com início, meio e fim;

2. Conquiste a atenção dos espectadores nos primeiros 10 segundos: de acordo com pesquisa realizada pela Video Brewery, um quinto da audiência para de assistir a um vídeo nos primeiros dez segundos ou menos. Por isso, forneça um conteúdo interessante que gere expectativas logo nos primeiros segundos, de maneira curta e direta. Tente despertar a curiosidade do público por meio de perguntas ou provocações que atraiam a sua atenção, transmitindo imediatamente o valor da empresa e mostrando porque o espectador deve continuar assistindo.

3. Eduque seu público: dados da Webdam revelaram que 65% do público aprendem visualmente. Isso significa que um dos métodos mais poderosos que uma empresa pode utilizar para o marketing de vídeo é um conteúdo educativo, ensinando, por exemplo, a utilizar determinado produto ou serviço ou fornecendo dicas úteis sobre ele. Contar histórias de sucesso com clientes satisfeitos também é uma estratégia que, de acordo com a pesquisa, aumenta a eficácia do marketing de conteúdo em 89%.

O Skype, por exemplo, reuniu adolescentes dos EUA e da Nova Zelândia para compartilharem sua experiência de vida e contarem como é viver apenas com um dos membros superiores. Ao mesmo tempo que emocionou o público, a empresa conseguiu mostrar como o Skype pode ajudar no relacionamento entre as pessoas.

 

 

4. Provoque emoções: vídeos podem ser utilizados em qualquer etapa do funil de vendas em uma estratégia de marketing, atraindo seus consumidores de acordo com as necessidades e desejos de cada um. Aproveite do poder que um vídeo possui em causar emoções nas pessoas e conquiste a audiência dessa maneira. A Microsoft, por exemplo, utilizou a técnica no Superbowl de 2014 apresentando formas de ajudar as pessoas através da tecnologia.

 

 

Outra marca que se aproveitou da estratégia de mexer com as emoções do público e utilizou o humor como marketing para a empresa foi a Motorola, que divulgou sua linha personalizada de selfie sticks de uma maneira divertida.

 

 

5. Utilize branded content para reforçar a imagem da empresa: criar um relacionamento de valor e identificação com o público é essencial para uma aproximação com os clientes. O branded contente é a produção de conteúdo útil ou divertido que promova, ao mesmo tempo, a identidade da marca e mostre seus principais valores. O conteúdo deve ser criado de maneira relevante ao público-alvo, e uma estratégia de video marketing pode ajudar na sua qualidade.

Na campanha #LikeAGirl realizada pela marca Always, por exemplo, pediram para que homens e mulheres mostrassem como é “jogar como uma menina”. Em seguida, o mesmo pedido foi feito para crianças – que ainda não absorveram estereótipos negativos –  e a diferença entre as duas é impressionante. A partir dessa ideia, a marca conseguiu mostrar seus valores e mostrar ao público o que “como uma menina” pode significar.

 

 

Inúmeras estratégias podem ser elaboradas ao criar uma campanha de video marketing para a sua empresa, dependendo das preferências do público e da melhor maneira de se comunicar com ele. No entanto, é importante ressaltar que seguir alguns padrões como uma boa narrativa e construção da imagem da marca, são técnicas que podem facilitar ainda mais o trabalho dos profissionais de marketing, otimizando seus serviços e trazendo resultados positivos para o marketing de conteúdo.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Início