Institucional

Reamper Lab #7: Inteligência artificial na Stilingue

Diretor de Inteligência de Mídia explica sobre a inteligência artificial utilizada na ferramenta

Para o nosso Reamper Lab da semana (14/07) recebemos Diego Luongo, Diretor de Inteligência de Mídia da empresa Stilingue para uma conversa sobre inteligência artificial. O software da empresa é responsável por coletar publicações em tempo real em redes sociais e milhares de sites, analisando o conteúdo e filtrando o que for importante para uma campanha ou estudo. A base da empresa permite buscas retroativas até 2015 e possui inclusive dados offline de televisão e rádio.

As buscas podem ser realizadas por texto ou por imagens. As informações são coletadas através de fontes abertas, RSS ou então por crawlers criados pela equipe. Diego nos explicou que a empresa tem a única ferramenta de inteligência artificial com processamento de linguagem natural para o português do mercado.  Um dos pontos que diferencia a Stilingue de plataformas de monitoramento comuns é justamente a inteligência artificial, que ao invés de trazer contagem de palavras, traz a correlação entre as palavras e um tema específico. Outro ponto é o sentimento das publicações: a plataforma vai entendendo como o usuário classifica o sentimento das publicações e vai aprendendo com o passar do tempo.

A partir do momento em que uma campanha é divulgada, é possível pesquisar qualquer termo sobre ela e analisar índices de pesquisa, termos e notícias relacionadas ao assunto, tópicos mais comentados, principais influenciadores, percepção da marca por usuários da internet e monitorar diversos outros pontos relevantes para a marca.

As redes são monitoradas no software e podem ser distribuídas por gêneros, interesse, sentimento e dispositivo. Com essa divisão, Diego explica que podemos separar termos em grupos, tags, temas e contextos específicos para que sua pesquisa seja mais clara e com mais precisão. Assim, é possível descobrir porque determinado assunto está em destaque no momento ou detectar o que cada região está falando sobre aquilo.

 

 

A inteligência artificial da Stilingue captura, em tempo real, informações que possibilitam descobrir o poder de voz de uma marca em relação às outras, a localização, interesses e opiniões dos usuários que comentam sobre um determinado assunto, quem são os principais autores sobre um tema que estão impulsionando positiva ou negativamente a opinião do público, engajamento dos usuários e qual foi a repercussão de uma campanha, por exemplo.

No bate-papo pudemos entender que a ferramenta, que tem novas atualizações a cada 3 semanas, tem como função descobrir o que estão falando sobre um assunto, quem está falando, quando e onde estão falando. Existe a possibilidade de analisar palavras relacionadas com a marca e quais são os fatores negativos e positivos, podendo assim planejar ações específicas, analisar ações dos concorrentes ou então detectar precocemente possíveis crises. A ferramenta também permite fazer interações diretamente nos posts, gestão de SAC, agendamento de publicações e classificação manual através da própria plataforma. A plataforma possui API aberta.

Muito obrigado ao pessoal da Stilingue pela conversa e pela disposição!

 

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Início