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Coca-Cola: estratégia de branding e lembrança de marca

Ter uma estratégia de aproximação com o público é essencial para o sucesso de uma campanha de marketing

Para que uma marca obtenha sucesso, é necessário muito mais do que apenas oferecer um bom produto ou serviço. Ter uma estratégia de aproximação com o público é essencial, e chamar a atenção da audiência correta envolve uma série de elementos da marca, como a imagem visual, emocional, racional e cultural que será associada a ela.

Todo o trabalho envolvido para tornar uma marca mais conhecida, mais desejada e com uma imagem positiva diante do mercado, chama-se branding. Hoje em dia, temos uma variedade enorme de marcas que oferecem os mais diversos serviços, mas algumas sempre vão chamar mais atenção do que outras. E por que isso acontece? Porque tudo depende da identificação do público com aquela empresa, com os seus valores e com o sentimento que ela transmite.

Valorizar uma marca é essencial para o sucesso de qualquer empresa hoje em dia, portanto, é necessário pensar em estratégias de branding que façam o consumidor ter uma imagem positiva da sua marca, e lembre-se dela na hora de procurar por determinado produto ou serviço.

Branded content é a expressão que denomina a criação de conteúdo de marca, ou seja, a criação de conteúdo que esteja relacionado à uma marca e que seja relevante para o público-alvo. Pode ser criado em diferentes formatos, como vídeos, textos, fotos e deve despertar a curiosidade do cliente, gerar interesse para que ele procure saber mais sobre aquela marca e tenha relevância para ser compartilhado pela audiência.

A identidade de uma marca inclui também o seu logotipo, seu posicionamento, suas associações e sua personalidade. Por isso, passar a mensagem correta em cada anúncio e na comunicação com o público é essencial.

 

Coca-Cola: lembrança de marca e história de sua evolução

A Coca-Cola, por exemplo, é uma marca que se tornou referência em estratégias de branding ao longo dos anos. A empresa fabricante de refrigerantes opera em mais de 200 países ao redor do mundo, e vende uma grande variedade de bebidas atualmente. 60% de sua receita e cerca de 80% do seu lucro operacional é gerado fora dos Estados Unidos, país onde foi originada. Possui um forte reconhecimento de marca e, de acordo com a própria Coca Cola Company, cerca de 94% da população mundial está ciente do seu logotipo vermelho e branco.

Mas como a empresa conseguiu com que seu logotipo se tornasse universalmente conhecido? Nem sempre a famosa escrita da Coca-Cola teve a mesma aparência que tem hoje, e grandes mudanças ocorreram ao longo dos seus 130 anos de história.

  • 1887 aos anos 1890: em 1893, o logotipo foi registrado no Escritório de Patentes dos EUA, e tinha a palavra “trademark” acrescentada na causa do C, de Coca.

  • 1890 – 1981: o logo passou por uma mudança significativa durante um ano.

  • 1940 aos anos 1960: a escrita voltou à sua similaridade com a primeira, mas com as palavras “trademark registered” agora abaixo da escrita.

  • 1947 aos anos 1960: durante esse período, o Disco Vermelho foi inserido na sua imagem e tornou-se um elemento fundamental na sinalização da marca. Os discos passaram a ser usados como decoração e também foram impressos em anúncios.

  • 1958 aos anos 1960: a escrita deixou de ser colocada em um Disco Vermelho e foi colocada em outro formato, um sinal conhecido como “rabo de peixe”. Em 1965, o design foi substituído novamente pelo Disco Vermelho.

  • 1969: surgiu o logotipo dentro de um quadrado vermelho, onde embaixo da escrita foi adicionada uma “onda” branca, chamada de Recurso da Fita Dinâmica.

  • 1982: um dos primeiros slogans famosos da Coca-Cola surgiu na época, o “Coca-Cola é isso aí!”. Com o lançamento da Coca-Cola Diet, o logotipo foi trocado por uma nova fonte.

  • 2003: com o lançamento da campanha “Coca-Cola…Real” (no Brasil, a campanha tinha o nome de “Essa é a real”), o recurso da Fita Dinâmica ganhou um design ainda maior e mais colorido.

  • 2007: o logotipo voltou a ter apenas uma única fita branca, mais simples e com menos desenhos ao redor.

  • 2011: no ano em que a Coca_cola comemorou 125 anos, seu logotipo foi alterado como forma de celebração.

  • 2013 – 2014: a campanha “Share a Coke” mudou o logo da Coca-Cola para nomes de pessoas, mas com uma nova fonte inspirada na original.

  • 2016: O logo foi alterado com a criação da campanha “Sinta o sabor”, que mostrou os ícones antigos da Coca-Cola, como a garrafa de vidro e o popular design do logo do Disco Vermelho e tornou-se o 47º grande slogan de propaganda apresentado pela Coca-Cola ao longo de toda a sua história.

  • 2017: pela primeira vez, a marca anunciou sua primeira fonte tipográfica oficial. A fonte, com o nome TCCC Unity, é a abreviação para The Coca-Cola Company e foi baseada na herança gráfica da marca.

Fonte: Meio&Mensagem

 

Apesar de todas as mudanças que o logo já passou ao longo dos anos, a identidade da marca conseguiu ser estabelecida por meio das suas cores e formato de escrita. A repetição constante da mensagem em anúncios, comunicados e em todas as vendas de mídia faz com que os clientes pensem na marca quando forem decidir o que comprar.

A estratégia de branding utilizada pela Coca-Cola fez com que milhares de outras marcas entendessem a importância de criar uma lembrança de marca. A empresa estabeleceu, há anos, uma ideia de que os consumidores podiam se sentir bem e se identificar com a Coca-Cola, por meio de diversas técnicas inovadoras.

 

O trabalho realizado no marketing da empresa sempre foi essencial para a sua posição no mercado. A Coca-Cola foi pioneira na criação de itens não relacionados ao produto principal da marca, e todas as suas propagandas continham frases que demonstravam como a bebida era deliciosa e refrescante.

 

 

Diversas campanhas de marketing realizadas pela empresa foram um sucesso durante os anos. Confira algumas delas:

1. Anúncio de Natal em 2015

A marca sempre foi famosa pelas suas propagandas de natal, mostrando o poder que tem sobre seus consumidores. No ano de 2015, a Coca-Cola instalou uma máquina de venda no meio de uma praça e filmou a reação das pessoas ao distribuírem balões com enfeites de natal.

 

 

2. Nome na garrafa de Coca-Cola

No ano de 2016, as latinhas de Coca-Cola tiveram seus logos substituídos por nomes. A estratégia fez com que fotos viralizassem em redes sociais, com clientes à procura de seus próprios nomes na embalagem da bebida.

 

 

3. “Abra a felicidade”

No ano de 2010, a campanha “abra a felicidade” feita no Brasil contou com famosos artistas e uma nova música para a Coca-Cola, utilizando a frase para relacionar a empresa com momentos de alegria.

 

 

Hoje, The Coca-Cola System é uma parceria de franquia com engarrafadores que permitiram que a marca decolasse verdadeiramente. Atualmente existem mais de 250 franquias independentes em todo o mundo, e é vista como um sistema de pequenas empresas. Isso ajuda a empresa a conquistar importantes oportunidades de crescimento no segmento de bebidas.

O posicionamento da marca na mídia mostra também a importância da segmentação. A estratégia ajuda a marca a definir produtos apropriados para um grupo específico de clientes, e adapta o marketing da empresa ao desenvolver novos produtos.

Da mesma forma, é utilizada uma mistura de estratégias de marketing de massa, bem como marketing segmentado para determinados produtos, a fim de impulsionar as vendas no mercado competitivo. A bebida é popular em todo o mundo e apreciada por pessoas de todas as faixas etárias, enquanto a Coca-Cola diet, por exemplo, é feita para um nicho de pessoas que têm uma preocupação maior com hábitos saudáveis.

A empresa utiliza uma estratégia de posicionamento competitiva para estar sempre à frente de seus concorrentes em termos de operações, controle de custos, portfólio de marcas, marketing e relacionamento com os clientes. A grande “sacada” da empresa foi sempre associar sua marca à felicidade, positividade e bons momentos entre familiares e amigos com os seus produtos, e é assim que foram capazes de criarem uma consciência de marca entre os consumidores.

Mas o que todas as empresas devem aprender com a Coca-Cola sobre estratégias de marketing?

A chave para a publicidade bem sucedida é anunciar uma emoção, um sentimento ou um estado de espírito, em vez de apenas um produto. Claro, você deve mencionar seu produto, mas o importante é fazer com que as pessoas se identifiquem com a empresa e lembrem-se dela em um momento de decisão de compra.

 

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