Estratégia

Benefícios do Instagram para o seu negócio

Rede social vem crescendo cada vez mais e traz grandes oportunidades para profissionais de marketing

As redes sociais vêm, cada vez mais, tendo um papel essencial em qualquer estratégia de marketing digital. Não é mais novidade que elas são boas ferramentas para a divulgação de uma marca, tanto na interação com o cliente e aumento do seu engajamento, quanto na veiculação de anúncios. Interagir com o público nesses canais de comunicação ajuda a marca a se aproximar de seus clientes e futuros clientes, mantendo um relacionamento com eles.

No entanto, para que a estratégia seja feita da melhor maneira possível, é importante que a empresa saiba que cada uma das redes sociais possui suas particularidades, e investir em um conteúdo de qualidade para todas elas é fundamental, focando no público-alvo – que está cada vez mais exigente com o conteúdo que escolhe para clicar.

O Instagram é um canal altamente popular para a publicidade online, e traz valor para dois milhões de comerciantes em todo o mundo. Recentemente, a rede vem expandindo cada vez mais rápido sua base de usuários e está entre as dez maiores redes sociais do mundo, de acordo com a Statista.

Em setembro de 2017, segundo a Brandt, o tamanho da audiência da rede atingiu um número significativo de 800 milhões de usuários ativos mensais – um aumento de 100 milhões desde abril de 2017, e o eMarketer estima que o número de usuários nos EUA chegará a 96,3 milhões em 2018, aumentando para 118,1 milhões em 2021. Esses números representam uma oportunidade inegável para as marcas que podem alavancar a comunidade do Instagram como fonte de clientes potenciais.

Caso uma empresa deseje utilizar o Instagram como um dos seus principais canais de comunicação ou apenas uma plataforma de geração de tráfego, aprender a utilizá-lo é fundamental.

 

 

Mas porque eu devo adotar uma estratégia de Instagram para a minha empresa?

A estratégia de influencer marketing, atualmente, vem ganhando espaço entre as marcas por ser uma maneira direta e mais “humana” de conversar com os seus clientes. Hoje em dia, estamos sempre à procura de indicações confiáveis sobre produtos ou serviços que desejamos, e ter o nome de uma pessoa com muitos seguidores fieis ligado à marca, traz uma credibilidade maior e ajuda o usuário na hora da tomada de decisão de compra.

O Instagram se estabeleceu como um canal para marketing de influenciadores no ano de 2017, de acordo com os novos dados da Klear divulgados pelo eMarketer. A plataforma informou que o número de posts realizados por influencers na rede quase duplicou para um pouco mais de 1,5 milhão de postagens no mundo entre 2016 e 2017.

 

 

A Klear definiu um post de influenciador como aqueles que continham hashtags #ad ou #patrocinado, recomendado pela Federal Trade Commission (FTC) como uma forma de identificar postagens criadas com o objetivo de promoção ou propaganda.

A grande “sacada” do marketing de influência não é atingir um público em massa, mas sim, direcionar os consumidores certos com base nos seguidores de determinado influenciador. Em outras palavras, trata-se de uma boa segmentação, e o Instagram é uma das redes sociais que mais consegue atingir a audiência correta. Os dados da pesquisa revelaram que os posts patrocinados da rede estão ranqueando significativamente em número de curtidas, e chegaram a cerca de 1 bilhão em 2017, o que significa aproximadamente 682 por post.

Os números de diversas pesquisas do Instagram não mentem. A rede social pode, sem dúvidas, trazer grandes benefícios para um negócio. À medida que o conteúdo visual se torna mais popular nas mídias sociais, também se torna cada vez mais importante para as marcas alavancarem seu negócio por meio de estratégias visuais. Existem muitas vantagens que uma empresa pode obter utilizando o Instagram, como por exemplo:

1. Aumento do engajamento: ter uma conta no Instagram ativa com um conteúdo relevante e interessante pode fazer com que os níveis de engajamento do público cresçam de maneira significativa, aumentando o número de curtidas, comentários e, consequentemente, usuários interessados na marca;

2. Confiança e personalidade da marca: quando mais engajamento uma conta tiver, mais confiança ele pode passar aos usuários. Pessoas gostam de comprar de pessoas, e o Instagram ajuda a criar essa conexão emocional com o público. Ele permite, por exemplo, que as empresas compartilhem experiências do dia a dia de maneira informal, dando um olhar mais pessoal ao seu negócio e fazendo com que as pessoas se identifiquem;

3. Aumento no tráfego: embora o Instagram não permita adicionar links clicáveis em seus posts, ele pode se tornar uma poderosa fonte de tráfego. Por isso, é importante investir no perfil (bio com links para o site e outras redes sociais) para trazer maior visibilidade ao site;

4. Segmentação assertiva: por meio da rede, é possível realizar diversas estratégias (como o influencer marketing) que atinjam de maneira efetiva o público-alvo correto.

 

Facebook x Instagram: qual possui maior alcance?

Os dados divulgados pela Socialbakers mostram que as marcas podem alcançar e envolver o público do Instagram com bastante facilidade, tornando os esforços de marketing da empresa muito mais efetivos. Ao comparar o aplicativo com o Facebook, maior rede social do mundo, podemos encontrar algumas razões baseadas em dados do porque é hora de adotar a estratégia:

1. Você pode atingir quase um quarto do seu público-alvo com cada publicação orgânica do Instagram

Os profissionais de marketing podem ter alcance orgânico muito elevado no Instagram. A análise da Socialbakers de quase 214.000 postagens no Facebook e Instagram descobriu que o alcance médio do Instagram é de até 24% – mais de três vezes maior em comparação ao Facebook.

Isso significa que cada publicação do Instagram é vista por aproximadamente um quarto do seu público, o que pode ajuda-lo a aumentar efetivamente a consciência de marca e criar mais oportunidades de negócios;

 

2. Os posts do Instagram ganham seis vezes mais interações em relação às postagens do Facebook

Os Socialbakers analisaram o número de interações recebidas pelo conteúdo no Instagram e no Facebook e descobriram que as postagens do Instagram são seis vezes mais atraentes por alcance em comparação com as postagens do Facebook.

Dados mostraram que a maior diferença entre o envolvimento do Instagram e do Facebook reside no conteúdo do vídeo. Enquanto quase 5% do público das audiências do Instagram interagem com o conteúdo de vídeo quando o vêem, esse número é o mais próximo de 1% no Facebook.

O alto envolvimento do Instagram é um dos maiores ativos da plataforma que pode ser alavancado pelas empresas de muitas maneiras criativas, desde o aprimoramento de relacionamentos com os clientes e imagem de marca até o tráfego do site e taxas de conversão.

 

3. 99% dos perfis do Instagram superam os perfis do Facebook em termos de interações por alcance

A comparação dos perfis das mesmas marcas com o Instagram e com o Facebook demonstrou que os perfis do Instagram conseguem resultados muito melhores do que os de Facebook. Até 99% dos perfis da rede superam os do Facebook em termos de interações por alcance e interações por impressões.

Além disso, cerca de 80% dos perfis do Instagram obtêm um maior número de impressões orgânicas e atingem por público em relação aos perfis do Facebook. O que isso significa para comerciantes? Seu conteúdo provavelmente funcionará melhor de maneira orgânica no Instagram do que no Facebook, o que é algo natural, decorrente das diferentes características das plataformas.

 

Instagram for Business

Por ser um espaço importante de comunicação entre empresas e seus clientes ou potenciais clientes, o Instagram desenvolveu recentemente o “Instagram para Empresas”, ou “Instagram for Business”. O recurso tem como objetivo facilitar ainda mais a experiência dos usuários e das empresas que desejam divulgar seus serviços, e é indispensável para perfis de negócios.

Por meio dele, é possível tornar o seu perfil comercial e disponibilizar meios de contato na biografia como um hiperlink, que conecta diretamente o usuário com o e-mail ou telefone da empresa.

 

Fonte: Rock Content

 

Além disso, é possível também mensurar resultados do Instagram que antes não eram disponibilizados, além de apenas curtidas, comentários e visualizações de vídeos. O Instagram for Business permite que a empresa avalie diversos números de sua performance, como impressões (total de vezes que as publicações foram vistas); alcance (total de contas únicas que viram as publicações); visualizações no perfil; cliques no site, seguidores (qual horário é melhor para interação com eles, baseados em momentos nos quais ficam mais ativos na rede, além de faixa etária, porcentagem por gênero e principais cidades).

 

Fonte: Rock Content

 

O recurso é uma estratégia para vendedores que estão no Instagram e desejam aumentar sua visibilidade, atingir cada vez mais consumidores e conseguir mensurar seus resultados para otimizá-los.

 

Como ter sucesso no Instagram?

Agora que você já entendeu a importância da rede social, é fundamental também saber como utilizá-la da melhor maneira possível, para que a performance da sua empresa seja como o esperado (ou até melhor). Por isso, separamos algumas dicas que podem ser úteis ao criar um perfil corporativo:

1. Tenha foco no seu público-alvo: Antes de tudo, o importante é entender quem é a audiência que sua empresa deseja atingir pelo Instagram. Ao deixar claro seu foco, você consegue definir seus objetivos, no que os seus seguidores estão interessados e o que você pode oferecer para chamar sua atenção;

2. Aproveite os recursos do perfil: sua biografia, sua foto e os itens mais recentes do seu feed são as primeiras coisas que o usuário do Instagram vai ver ao carregar seu perfil, e é importante que essas informações passem uma boa primeira impressão. Explique, de maneira simples e clara, quem é a sua empresa e inclua links para seu blog e outras redes sociais na biografia, e adicione imagens que conectem os telespectadores com a sua empresa;

3. Utilize as ferramentas do aplicativo: além do compartilhamento de fotos, o Instagram oferece recursos que devem ser aproveitados, como boomerang, integração rápida e direta com outras redes sociais, mensagens diretas (para mensagens privadas com apenas um usuário), vídeos e, mais recentemente, o Instagram Stories (vídeos curtos e imagens que permanecem no perfil por 24 horas, e permitem também que o usuário adicione pesquisas, gifs e links, por exemplo);

4. Utilize hashtags para seu benefício: o uso de hashtags em posts do Instagram é uma maneira fácil de ser encontrado e fazer conexões. No entanto, é importante estar atento às hashtags que estão sendo mais utilizadas no momento e quais palavras-chave possuem alta concorrência – devem ser evitadas pois dificilmente seu post será notado. Além disso, adicionar apenas algumas hashtags genéricas também não vai ajudar seu negócio. Entenda quais delas funcionam melhor para o seu nicho e utilize moderadamente;

5. Crie um relacionamento com os seus seguidores: ao entender melhor seu público, é possível descobrir, por exemplo, quais são suas maiores necessidades e desejos. A partir deles, a empresa deve criar um conteúdo relevante e que chame a atenção da audiência, fazendo com que ela queira se relacionar com aquele perfil. A interação com o público é essencial, por isso invista em elementos como foto e legenda de qualidade;

6. Mantenha um calendário de postagens: ter uma certa frequência em postagens nas redes sociais é fundamental, e com o Instagram não poderia ser diferente. O perfil não pode, de jeito nenhum, parecer abandonado pela empresa e é ideal que ela mantenha determinada rotina de postagens para ganhar o interesse dos usuários. Por isso, ter um calendário de postagens ajuda o responsável pelas redes sociais a ter um maior controle sobre o conteúdo que será publicado;

7. Anuncie no Instagram: a rede social, assim como as outras, possui a opção de realizar anúncios pagos. Esses anúncios podem ser em formato de imagens, vídeos ou carrossel, e são postagens que aparecem para usuários da rede que não seguem o seu perfil, aumentando o alcance da marca. Da mesma maneira que o Facebook, o Instagram Ads identifica os usuários que possuem interesses em comum com a marca e, a partir dessa segmentação, mostra os anúncios para eles.

No ano de 2016, Neil Patel explicou também como ganhou seus primeiro mil seguidores, e além do seu infográfico, deu alguns conselhos como:

  • Tenha pelo menos 7 imagens antes de começar a promover seu canal no Instagram;
  • Conecte sua conta do Instagram ao Facebook para uma cobertura mais ampla;
  • Use hashtags;
  • Publique aos domingos para maior engajamento;
  • Compartilhe o dia a dia da empresa e publicações mais “pessoais”, que chame a atenção das pessoas.

As redes sociais, como já sabemos, são ferramentas poderosas de marketing para qualquer empresa. Por isso, trabalhando corretamente em estratégias assertivas e medindo seus resultados, é possível alavancar suas vendas e obter sucesso em conversões para o seu negócio por meio delas, criando um bom relacionamento com os clientes.

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