Estratégia

Como atrair mais clientes no Dia do Consumidor?

Entenda como surgiu a data e quais práticas podem ser adotadas para que uma empresa atraia mais clientes

O comportamento do consumidor está mudando. Ao longo do tempo, pudemos acompanhar inúmeras mudanças na tecnologia e, consequentemente, mudanças no consumo de conteúdo, de produtos e também na maneira com que o consumidor pesquisa para sua tomada de decisão de compra.

O e-commerce, por exemplo, vem ganhando cada vez mais espaço entre os usuários da internet, que preferem realizar compras online do que em espaços físicos. Segundo dados divulgados pelo Proxxima, no Mercado Livre, por exemplo, há 5 anos as compras em mobile superavam 10% do total de compras realizadas. Hoje, já chegam a 60% e a tendência é que esse número aumente ainda mais.

Além disso, dados divulgados pelo estudo Análise do E-commerce no Mundo, realizado pela empresa Criteo, mostraram que os pedidos feitos no terceiro trimestre de 2017 via aplicativos chegaram a 16%, enquanto via web mobile chegam a 28% e o número de transações realizadas via celulares em comparação com o mesmo período do ano anterior aumentaram 51%.

Todas essas mudanças no comportamento de compra do consumidor têm explicação: a internet e todas as suas possibilidades estão dando a eles um poder cada vez maior. O consumidor dos dias de hoje é exigente e tem uma infinidade de opções de marcas para optar no momento da sua compra. Por isso, depende das empresas fazerem um bom trabalho da sua imagem e convencerem seu público de que seus produtos e serviços são os melhores do mercado.

Uma boa experiência é valorizada e é fundamental para qualquer marca. Pensando nisso, no dia 15 de março, Dia do Consumidor, diversas empresas realizam ações para vender mais e conquistar clientes. A data está fazendo cada vez mais sucesso no mercado, e empresas estão pensando em novas estratégias que possam ser utilizadas no dia.

 

 

Mas como surgiu o Dia do Consumidor e quais benefícios ele traz para as marcas?

Criada em 1962 pelo ex-presidente americano John Kennedy, dia 15 de março tornou-se o Dia do Consumidor. No ano de 2014, a data começou a ser comemorada no Brasil e o varejo passou a promover ações especiais na ocasião, com o objetivo de chamar a atenção dos clientes.

Como uma “Black Friday” fora e época, a iniciativa tem a sua data flexível e, segundo a Ebit, empresa especializada em informações do setor, o comércio eletrônico brasileiro espera faturar R$ 223 milhões na data, valor que representa uma alta de 10% em relação ao mesmo período em 2017.

Esse aumento nas vendas deve ser impulsionado pelo número de pedidos que estão previstos: espera-se que sejam 479 mil ordens de compra este ano, em comparação à 421 em 2017. Já o ticket médio das compras deve cair, saindo de R$ 480 do ano passado para R$ 466.

Diversas empresas organizam-se na data para fazer novas ações. O Buscapé, site de comparações de preço, por exemplo, organiza toda quarta-feira da semana do dia 15 de março um dia de descontos e, segundo pesquisa realizada pela empresa com consumidores, os itens mais desejados por eles são eletrônicos (8%), seguidos de celulares (7%) e perfumaria (7%).

Apesar disso, a data ainda é pouco conhecida no Brasil. Uma pesquisa do Google levantou que apenas 30% dos brasileiros conheciam o Dia do Consumidor no início de 2018. No entanto, quando a data é explicada, 81% afirmam que desejam comprar algo.

Atenção na qualidade dos serviços e no atendimento ao cliente é fundamental. Em entrevista ao Propmark, Gustavo Hana, CEO da GhFly, fala sobre estimular o consumo na data. “Grandes lojistas e e-commerces aderiram à comemoração do Dia do Consumidor para incrementar suas vendas, investindo em grandes campanhas e oferecendo campanhas reais aos seus clientes. No entanto, para obter sucesso em datas de grande movimentação, é muito importante estar atento à qualidade do atendimento da empresa ao consumidor. O serviço de atendimento ao consumidor evoluiu muito durante os últimos anos. Atualmente existe o SAC 2.0, que traz soluções adequadas a essa realidade online em que estamos inseridos”, explica, ressaltando a importância das empresas possuírem uma equipe preparada para o atendimento de forma rápida e eficiente.

“As redes sociais estão permitindo que o consumidor consiga realizar todas as suas ações, inclusive avaliar seu atendimento de modo centralizado. Por isso, acreditamos na importância de uma gestão correta para essas mídias. É preciso interagir com o público para entende-lo melhor e conhecer as particularidades de cada canal, pois, por meio de simples interações, você pode resolver problemas e também identificar oportunidades de negócios para a sua empresa”.

 

 

Boas práticas para conquistar o consumidor

Realizar campanhas nessa época é uma estratégia assertiva. No entanto, mais do que pensar apenas no Dia do Consumidor, conhecer o seu público-alvo e suas preferências e necessidades é uma prática essencial para toda marca durante o ano inteiro.

Pensando nisso, listamos algumas práticas que podem ser realizadas tanto para vender mais no Dia do Consumidor, quanto para conquistar clientes ao longo do ano:

  • Conheça seu consumidor e sua jornada de compra: para que uma empresa realize ações assertivas, é essencial conhecer o consumidor, suas preferências, hábitos de consumo e necessidades. Além disso, é importante também saber em qual momento da jornada de compra a pessoa está inserida, pois em cada uma delas é necessária uma comunicação diferente;
  • Facilite a compra do consumidor: cada vez mais estamos utilizando dispositivos móveis como smartphones e tablets para realizar compras online. Com ele, podemos fazer uma pesquisa a qualquer lugar e qualquer momento, e a praticidade aumentou muito. Por isso, é fundamental que lojistas pensem em maneiras de facilitar a compra do consumidor por meio desses aparelhos, melhorando a experiência do usuário com a marca;
  • Boa experiência do consumidor é essencial: procure proporcionar sempre uma boa experiência ao cliente desde o primeiro contato até a compra e pós-venda. Ao entender melhor o cliente e saber como se comunicar com ele, é possível fazer com que a sua experiência com a marca seja incrível e, no futuro, ele queira comprar seus produtos e serviços de novo. Construir um relacionamento e mantê-lo com o consumidor é fundamental, já que atualmente estamos muito mais exigentes. Quando um cliente se torna leal à sua marca, ele irá recomendá-la para mais pessoas e, consequentemente, você conseguirá atrair mais leads. No pós-venda, ouvir o cliente e o que ele tem a dizer também é essencial. Pesquisas de satisfação, por exemplo, ajudam nessa tarefa e mostram ao cliente que sua opinião é importante para a empresa;
  • Use diferentes canais de comunicação: no mundo conectado de hoje, as redes sociais são uma ferramenta poderosa para comunicação com o cliente. Ao mesmo tempo que ela pode ajudar, o consumidor também pode, com apenas uma publicação, fazer alguma reclamação da sua marca que viralize pela internet. Por isso, esteja sempre pronto para conversar com o consumidor nas redes sociais, por e-mail e onde mais ele estiver online. Esteja sempre disponível para que o usuário possa vir até você e crie um relacionamento com ele para gerar confiança;
  • Aproveite datas especiais: datas comemorativas como o Dia do Consumidor, dia das mães, dia dos pais e Black Friday, por exemplo, são momentos perfeitos para pensar em novas estratégias e vender mais. Realize promoções e descontos para todos os leads, crie ações exclusivas para quem já é cliente – mostrando sua importância – e crie campanhas que estimulem o cliente a comprar a partir dos seus desejos e necessidades;
  • Conheça e fidelize o consumidor: o mais importante de tudo é respeitar o cliente e saber seus direitos pelo Código do Consumidor. Além disso, mostre que você se importa com ele e mantenha sempre o contato. O consumidor gosta de se sentir valorizado pela empresa, e quando isso acontece, será criada uma fidelização da sua parte.

 

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