Estratégia

Quora lança versão beta em português

Rede social de perguntas e respostas permite que marcas se tornem autoridade em determinado assunto

Foi anunciado na última semana (20/03), a nova versão beta do Quora, lançada para países que falam em português. A rede social, que já existe desde 2010, é um site de perguntas e respostas onde qualquer pessoa pode esclarecer as dúvidas de um usuário, sobre qualquer assunto. Diversas personalidades como Barack Obama, Hillary Clinton, Gloria Steinem e Sheryl Sandberg estão presentes e respondem perguntas frequentemente por lá.

Fundado por Adam D’angelo e Charlie Cheever em 2009, dois antigos funcionários do Facebook, o Quora tem como objetivo, segundo seus criadores, conectar pessoas que tem conhecimento às pessoas que precisam dele, considerando que hoje em dia temos uma grande quantidade de conhecimento valioso que está disponível apenas para alguns.

Agora, a rede cresceu ainda mais e disponibilizou novas versões em português, hindi e indonésio. “Durante o período beta, um número limitado de pessoas poderá contribuir com o Quora nesses idiomas. Se você estiver interessado em ser um dos primeiros membros dessas comunidades no Quora a fazer perguntas ou contribuir com o seu conhecimento, você pode solicitar um convite aqui”, esclareceu a empresa, em comunicado oficial no blog.

 

Fonte: Blog Quora

 

Como utilizar a versão com os idiomas lançados?

Caso o usuário queira participar de qualquer um dos idiomas já lançados, é necessário acessar a página “Configurações” para ver os idiomas disponíveis e participar por lá. É possível alternar entre idiomas clicando no ícone de globo que aparece ao lado da foto de perfil na barra de navegação na Web ou no canto inferior direito do aplicativo para dispositivos móveis.

Ao criar seu perfil no site, é necessário que o usuário faça uma primeira pergunta, além de responder uma questão e adicionar pelo menos 3 tópicos. Para fazer uma pergunta, basta fazer login na ferramenta, procurar pelo botão “adicionar pergunta” e escrever o que deseja, de preferência começando com “o que”, “como” ou “por que”.

 

Fonte: Marketing de Conteúdo

 

Após fazer uma pergunta, é possível inserir em comunidades de discussão para atingir um nicho específico e ter respostas mais detalhadas.

“O Quora em inglês já tem usuários de quase todos os países do mundo, e nossa missão contínua para novos idiomas nos aproxima de alcançar nossa missão de compartilhar e ampliar o conhecimento do mundo. Estamos animados para ver como os falantes desses novos idiomas usam o Quora durante o beta, para aprender uns com os outros e entende-los melhor” destacou o comunicado no blog. Durante a etapa do beta, a empresa pede para que os usuários enviem feedbacks para o e-mail: sugestões@quora.com.

 

Benefícios do Quora para o marketing

Embora não tenha o tipo de repercussão que muitas outras plataformas tendem a atrair, o Quora continua a crescer em popularidade. E, apesar de não ser amplamente discutido nos círculos de marketing, existe uma série de benefícios em incorporar o Quora em uma estratégia.

De acordo com o Marketing de Conteúdo, o site tem benefícios como ser completamente rastreável por mecanismos de busca como o Google (ou seja, se a resposta de uma pergunta realmente oferecer informações completas, elas terão uma posição muito alta no Google) e atingir nichos específicos de pessoas (permitindo que, desta maneira, uma empresa consiga entender melhor quem está interessado em determinado assunto).

Os links do Quora são nofollow, ou seja, agregam pouco valor ao SEO direto. No entanto, ele oferece diversas outras vantagens, como:

  • Permite que a empresa se posicione e faça negócios como uma autoridade no assunto. Isso faz com que a marca construa sua imagem e aumente as chances de novos usuários se conectarem com ela;
  • Envia às pessoas respostas mais detalhadas às perguntas do blog. Isso significa mais tráfego, mais atenção à sua marca, mais chances de compartilhar mídias sociais e links;
  • Permite que as perguntas do Quora sejam usadas como uma ferramenta de pesquisas de palavras-chave – escreva sobre o que as pessoas estão perguntando no site em seu próprio blog, e ele provavelmente obterá tráfego de pesquisa, trará links e compartilhará benefícios de SEO.

A plataforma pode ser incluída em uma estratégia de marketing de conteúdo de diversas maneiras:

1. Suas perguntas são ótimas fontes de conteúdo: descubra no que a sua audiência está interessada em aprender mais, analisando perguntas populares relacionadas ao seu setor e criando conteúdos sobre esses assuntos;

2. Compartilhe conteúdo: não deixe de compartilhar uma resposta quando você souber como responder determinada pergunta. É comum postar uma resposta e incluir um link para aprender mais ou aprofundar o assunto. Fazer isso regularmente estabelece sua própria experiência ou a da sua marca na área de assunto;

3. Utilize referências/baclkinks: às vezes, os usuários podem estar fazendo perguntas mais específicas sobre os tipos de produtos ou serviços que a sua marca oferece. Esta é uma ótima oportunidade para abrir um canal direto de comunicação entre sua empresa e o mercado. Ao responder perguntas de maneira útil, é possível enviar clientes em potencial para o site da sua empresa, por exemplo;

4. Faça propaganda: em 2018, o Quora abriu sua plataforma de publicidade para todas as empresas. Sua marca pode segmentar anúncios para pessoas que utilizam o site, com base no tipo de conteúdo que estão procurando. Dessa maneira, é possível encontrar clientes em potencial durante a fase de pesquisa de sua jornada de compra.

 

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