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As principais notícias da semana (27/05)

Confira as principais notícias da semana (27/05 a 01/06) no mercado de mídia e marketing digital

Acompanhe aqui no blog, toda sexta-feira, nosso resumo com as principais notícias da semana e algumas recomendações da Reamp!

 

Principais notícias do mercado durante a semana

 

Netflix e Telefônica fecham acordo

A Netflix e a Telefônica anunciaram no Twitter, durante essa semana, uma parceria global que trará o serviço de streaming para as plataformas de TV e vídeo da Telefônica, na Europa e na América Latina. O serviço estará disponível na América Latina nas próximas semanas, enquanto o lançamento espanhol está planejado para o final do ano.

A Telefônica é uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo em capitalização de mercado e número de clientes, com presença em 17 países. Já a Netflix, possui 125 milhões de clientes em mais de 190 países. Segundo José María Álvarez-Pallete, presidente executivo da Telefônica, e Reed Hastings, CEO da Netflix, o acordo tem como objetivo oferecer aos clientes a oferta de vídeos mais atraente possível. “Disponibilizar a Netflix nas plataformas de TV e vídeo familiares e fáceis de usar da Telefônica permite que os consumidores assistam a todos os conteúdos que amam em um só lugar”, disse Hastings.

Confira o vídeo do anúncio feito pelas duas empresas no Twitter.

 

Evento para a indústria criativa é anunciado pelo Ministério da Cultura

O Ministério da Cultura anunciou esta semana, juntamente com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MicBR), um megaevento de negócios criativos que está previsto para acontecer dos dias 05/11 ao 11/11, em São Paulo.

O evento tem como objetivo impulsionar o intercâmbio de negócios da indústria cultural do país, e irá reunir 500 empresas e aproximadamente 100 compradores internacionais em palestras, seminários, oficinas, clínicas de mentoria, showcases e atividades variadas.

A expectativa é de que o MicBR movimente mais de US$ 10 milhões de negócios, e irá englobar dez setores diferentes da indústria criativa: artes cênicas, audiovisual, animação e jogos eletrônicos, design, música, museus e patrimônio, artes visuais, moda, editorial e gastronomia.

Para saber mais sobre o evento, confira seu edital no site do Ministério da Cultura.

 

Lista da Kantar e WPP divulga as empresas mais valiosas do mundo

Google, Apple e Amazon são as empresas mais valiosas do mundo, de acordo com lista divulgada pela Kantar e WPP, Top 100 de marcas globais BrandZTM. Este ano, 53% das marcas consideradas mais valiosas são do segmento de tecnologia, graças à fatores como o uso de dados, inteligência artificial e machine learning combinadas com o marketing, além da mudança no comportamento dos consumidores nos últimos anos.

A tecnologia continua liderando o ranking da lista, com Google e Apple em primeiro e segundo lugar, Amazon em terceiro, Microsoft em quarto e a companhia de Tecnologia Tencent em quinto. Pela primeira vez, marcas que não são norte-americanas estão crescendo mais do que empresas dos EUA, com quatro marcas chinesas no ranking.

Mais detalhes sobre a lista divulgada podem ser encontrados no portal The National Business.

 

Mais de 80% das lojas virtuais foram impactadas pela greve

A greve dos caminhoneiros, que começou no dia 21/05, afetou diversos mercados do país, inclusive o e-commerce. De acordo com pesquisa feita pela Loja Integrada, 82% dos lojistas virtuais no Brasil – ou seja, 450 deles – afirmaram que sentiram os impactos negativos da greve em suas vendas, enquanto 71,9% disseram estar com dificuldades para manter as datas de entregas aos compradores e 83% notaram uma queda considerável em suas vendas.

Segundo o E-commerce Brasil, que entrou em contato com varejistas, em alguns casos, o prejuízo chegou a 49% em seu faturamento diário, e um levantamento da ROI Rocket mostrou que o volume de buscas nos 10 principais sites de e-commerce que a agência atende caiu em média 14,74%.

Para saber mais detalhes do impacto da greve para os varejistas, acesse o portal do E-commerce Brasil.

 

Google lança anúncios de áudio programáticos no DoubleClick Bid Manager

O Google anunciou, na última quarta-feira (30/05), que lançou a possibilidade de comprar anúncios de áudio programáticos por meio do DoubleClick Bid Manager, sua DSP (Demand-Side Platform). A funcionalidade ainda é nova no mercado, mas está crescendo rapidamente. O Spotify lançou a possibilidade em 2016 e, em seu anúncio de resultados do primeiro trimestre de 2018, informou que seu negócio programático cresceu 94% ano a ano.

A solução de áudio programático do DBM é integrada com o fornecimento do Google Play Music, do Spotify SoundCloud e do publisher de podcast Tuneln. A plataforma não terá acesso ao inventário do Youtube nem a qualquer relacionamento com o serviço de assinatura do Youtube Music lançado recentemente. Por meio do DBM, os anunciantes poderão segmentar públicos-alvo com anúncios em áudio por demonstração, contexto, idioma ou região geográfica.

Para saber mais detalhes sobre o novo serviço que será lançado, confira o post realizado pelo AdExchanger.

 

Recomendações da Reamp

Pesquisa do Google revela hábitos de compra para a Copa

Com a Copa do Mundo se aproximando, o Google lançou durante a semana uma pesquisa sobre os hábitos, desejos de compra e até mesmo as preferências de consumo durante essa época. Conforme o levantamento realizado pelo Google Consumer Survey, ferramenta de pesquisa on-line, foi possível notar que 3 em cada 4 brasileiros afirmam viverem a copa e, desses, aproximadamente 44% pretendem assistir aos jogos dentro de casa, enquanto 2 a cada 10 pessoas acreditam que receber familiares e amigos é a parte mais importante da data.

Ainda de acordo com os resultados, 47% dos brasileiros já estão fazendo algum tipo de preparação para o evento, como manter a casa arrumada e abastecer produtos. Durante a época, diversos produtos apresentaram crescimento em sua procura, como painel de TV (5,7 vezes mais buscas), sofás (4,4 vezes), churrasqueira elétrica (4,3), TVs (3,4), fogão industrial (3,1), chopeira (2,6), grill (2,4) e cervejeira (2,3).

Confira mais resultados levantados pela pesquisa no portal do E-commerce News.

 

Podcasting e Smart Speaker são as principais tendências no áudio digital

O Infinite Dial Study, realizado pela Triton em parceria com a Edison Research, foi lançado durante a semana e tem o objetivo de entender a evolução do áudio digital ao longo dos anos com base no mercado norte-americano. A partir dele, também é possível descobrir quais são as principais tendências do segmento – e podcasting e smart speakers estão na liderança!

Segundo a pesquisa, 44% dos americanos com idade acima de 12 anos (mais de 51 milhões de pessoas) já ouviram podcasts, registrando um crescimento de 4% em relação ao ano anterior. Já em relação aos Smart Speakers como Amazon Echo e o Google Home, a taxa de adoção é ainda mais rápida do que quando surgiram os smartphones, com 18% dos americanos já possuindo pelo menos um smart speaker em suas residências, mais do que o dobro do registrado no último ano (7%).

Mais detalhes sobre o estudo podem ser conferidos no portal do Digitalks.

 

Business Intelligence na estratégia de comunicação

Camila Lupetti – nossa analista de Business Intelligence – escreveu, em artigo para o Digitalks, sobre como a área de BI pode contribuir para a definição dos Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs), plataformas e métricas que servirão de base para o acompanhamento de resultados.

De acordo com a especialista, a inteligência de negócios pode ajudar em qualquer parte do processo de sua gestão, desde o planejamento até a Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM), já que o time de BI possui oportunidades de atuar e contribuir para que as decisões sejam tomadas com base em dados. Por esse motivo, ter profissionais de BI no início de uma estratégia, no momento de briefing, pode ser crucial para o desenrolar de todos os demais passos.

Confira o artigo completo no portal do Digitalks.

 

Guia do GDPR: tudo o que você precisa saber

Como já falamos anteriormente, na última semana (25/05), passou a valer oficialmente o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), nova regulamentação que exige que todas as empresas envolvidas na manipulação e tratamento de dados pessoais dos usuários dos países aderidos, cumpram novos requisitos legais em relação aos direitos de privacidade dos indivíduos e o processamento de seus dados. De maneira geral, as empresas serão obrigadas a criarem configurações de privacidade, avaliarem regularmente a segurança dos usuários e fornecerem explicações sobre o uso e a concessão das informações dessas pessoas.

Para saber mais detalhes sobre a nova regulamentação, como ela pode impactar o marketing ou empresas de qualquer outro segmento e o que pode ser feito para se adaptar à ela, confira o nosso guia especial sobre o GDP.

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