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As principais notícias no mercado de mídia e marketing digital

Confira as principais notícias da semana (20/05 a 25/05) no mercado de marketing digital, tecnologia e e-commerce

Acompanhe aqui no blog, toda sexta-feira, nosso resumo com as principais notícias da semana e algumas recomendações da Reamp!

 

Principais notícias do mercado na semana

 

GDPR entra em vigor na União Europeia

A partir de hoje (25/05), começa a valer oficialmente o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), nova regulamentação que exige que todas as empresas envolvidas na manipulação e tratamento de dados pessoais dos usuários dos países aderidos, cumpram novos requisitos legais em relação aos direitos de privacidade dos indivíduos e o processamento de seus dados. De maneira geral, as empresas serão obrigadas a criar configurações de privacidade, avaliar regularmente a segurança dos usuários e fornecer explicações sobre o uso e a concessão das informações dessas pessoas.

As novas regras impactam diretamente empresas de todos os setores, inclusive o marketing, e servem para qualquer empresa que processe dados pessoais de cidadãos da União Europeia, independentemente do local onde residem. Violações da lei podem custar às empresas 20 milhões de euros ou até 4% do seu faturamento global anual. Para saber mais sobre como ela funcionará e de que maneira impacta as indústrias, confira nosso guia do GDPR.

 

Gigantes da tecnologia se adaptam ao GDPR

Como confirmado na última terça-feira (22/05), em breve, o Google fará parte da Europe’s Transparency and Consent Framework, do IAB. A estrutura é projetada, em partes, para permitir que anunciantes e publishers compartilhem o consentimento no ecossistema de tecnologia de anúncios. No entanto, dúvidas e preocupações sobre os planos de conformidade com o GDPR do Google e orientações para publishers permanecem.

Já a Apple anunciou na quarta-feira (23/05), um novo site de dados e privacidade para as contas da União Europeia, oferecendo a esses usuários uma maneira de baixar tudo o que a empresa conecta à sua conta. O chamado “portal de privacidade” será lançado para todos os usuários nos próximos meses, e usuários serão direcionados para inserirem sua ID da Apple, responder perguntas de segurança e, em seguida, são direcionados ao site atual, que permite aos usuários corrigir dados ou excluir sua conta de forma temporária ou permanente.

Confira mais detalhes sobre a decisão do Google e da Apple no portal da Martech Today.

 

Eventos da semana: Wave Festival in Rio e Festival Path 2018

O Wave Festival in Rio, que aconteceu no Rio de Janeiro nos dias 21, 22 e 23/05, contou com a presença de 69 jurados de dez países da América Latina para julgarem os trabalhos inscritos em 18 categorias. No total, a premiação entregou 12 Grand Prixs para 9 cases de agências que se destacaram no último ano, e a ação “Essa Coca é Fanta. E daí”, da David para a Coca-Cola, foi a vencedora do Blue Wave, troféu entregue para a categoria de grande ideia do ano. Para conferir todas as ganhadoras do evento, confira a matéria do portal Meio&Mensagem.

Durante a última semana (19 e 20/05), também aconteceu o Festival Path 2018 em Pinheiros, São Paulo. O evento, que tem inovação e criatividade como principais pilares, contou com mais de 300 palestras, atividades, oficinas, shows e workshops em diversos pontos da cidade. Diversos temas foram abordados, como a era da influência e o papel da tecnologia, inteligência artificial, métricas de conversão e ROI para ações com e-commerces, entre outras tendências. Confira um pouco mais do que rolou no evento no compilado que fizemos no nosso blog.

 

Adobe compra a plataforma Magento

A Adobe anunciou, nessa segunda-feira (21/05), que vai comprar a plataforma de e-commerce Magento por US $1,68 bilhão. A receita da Megento em 2017 foi de US $150 milhões, e o acordo deve ser fechado até o final de agosto.

O e-commerce tem sido um grande buraco na tecnologia da Adobe, mesmo quando os concorrentes gastaram muito para adquirir os concorrentes da Magento. A empresa alega que realizou a compra por causa de sua grande comunidade de desenvolvedores e porque pode atender empresas de médio e grande porte, e trabalhar com empresas B2B e B2C.

Uma plataforma de código aberto com 300 mil desenvolvedores, 800 parceiros de tecnologia e 350 sistemas integrados em sua comunidade, a Magento fornece gerenciamento de pedidos, envio de inteligência preditiva, bem como lojas online. Para saber mais sobre a compra da plataforma, acesse o portal da Adexchanger.

 

Publicidade digital cresce 25,4% no Brasil no último ano

A pesquisa “Digital AdSpend 2018”, realizada pelo IAB Brasil, descobriu que a publicidade digital no Brasil cresceu 25,4% no último ano, saltando de R$ 11,8 bilhões em 2016 para R$ 14,8 bilhões. Diante desse número, podemos observar que o digital já representa um terço do total investido em publicidade no país, e verbas que eram utilizadas em atividades como comunicação direta, produção e distribuição de tabloides, por exemplo, estão sendo transferidas para o digital.

Ainda de acordo com a pesquisa, “Search, Classificados e Comparadores de Preço” continuam sendo os formatos líderes, com faturamento de R$ 6,5 bilhões; “Display e Mídias Sociais” ocupam o segundo lugar, com R$ 5 bilhões e “Vídeo” ficou em terceiro, com R$ 3,2 bilhões. Para saber mais detalhes e resultados da pesquisa, acesse o site do IAB.

 

Recomendações da Reamp

 

IAB Tech Lab propõe novas regras na venda de dados com o GDPR

Com o GDPR entrando em vigor hoje, o Tech Lab do Interactive Advertising Bureau afirmou que trazer mais transparência ao campo dos dados de audiência é fundamental, e por isso divulgou, nesta semana, uma proposta de framework para fazer com que profissionais de marketing entendam mais facilmente a qualidade dos dados que estão comprando e de onde eles vieram.

A nova regulamentação restringirá as maneiras pelas quais as empresas podem coletar informações pessoais sobre os usuários, como elas podem utilizá-los e como podem informar as pessoas nas duas frentes. A estrutura proposta pelo IAB descreve o que é necessário para que os dados coletados sejam usados para segmentação, personalização e medição de anúncios digitais, mas também estabelece condições mínimas que os vendedores de dados devem oferecer a seus possíveis clientes, incluindo “sinais de qualidade”.

Para incentivar a adoção, o IAB também desenvolveu uma interface de programação de aplicativos aberta para que os fornecedores de tecnologia de anúncios permitam que os profissionais de marketing utilizem a estrutura proposta por meio de canais programáticos. Mais detalhes sobre a framework podem ser encontrados no site da Ad Age.

 

Mobile é responsável por metade das vendas online do Brasil

De acordo com estudo da Criteo “Análise do E-commerce no Mundo”, divulgado esta semana, o mobile tem se consolidado cada vez mais no Brasil, e as transações realizadas em dispositivos mobile já chegaram a 50% das vendas online no país.

Varejistas que utilizam aplicativos em suas estratégias de marketing digital conseguem cerca de um terço (30%) dos pedidos sendo feitos por meio de canais mobile. Dentre os principais insights da pesquisa, estão: aplicativos estão em ascensão, já que varejistas tendem a priorizar compras em aplicativos ainda mais nos próximos anos; smartphones se tornaram o meio preferido para transações entre os dispositivos móveis disponíveis; integração omnichannel é fundamental para entender a intenção e o poder de compra do cliente.

Confira mais sobre a pesquisa no Exchange Wire.

 

A ilusão das métricas nas campanhas online

Nosso COO Caio Ferro falou, na última semana em entrevista ao Mundo do Marketing, sobre o mercado que está se mobilizando para criar métricas que deem uma informação mais verdadeira e condizente com a realidade. Hoje em dia, diversos especialistas utilizam formas de medição de impacto que mascaram o real resultado do investimento, e alguns publishers e empresas se limitam a analisar dados superficiais e passíveis de falhas.

Por isso, o especialista ressaltou a importância de uma análise aprofundada nos resultados gerados nas campanhas, e explicou também sobre a métrica customizada criada pela Reamp, que fez testes em uma campanha de vídeo de uma empresa de bens de consumo utilizando duas plataformas diferentes de mídia programática e os resultados mudaram radicalmente.

Confira a entrevista completa no portal do Mundo do Marketing.

 

Anúncios em social medias são mais relevantes para gerações Y e Z

O estudo “State of Digital Advertising”, realizado pela Adobe Digital Insights (ADI), revelou que anúncios em social seguem sendo os mais relevantes para gerações Y e Z, mesmo com todos os desafios que enfrentamos hoje em dia nos meios online, como fake news, fraudes digitais, entre outros. Essa relevância apresenta um papel importante na atração de clientes para o setor varejista, e gera três vezes mais tráfego de não clientes no e-commerce do que de clientes.

Já para as gerações X e para os Baby Boomers, publicidades na televisão são consideradas mais relevantes. Enquanto isso, banners na internet e vídeos por streaming como o Youtube, são os menos relevantes para os dois grupos.

Para mais detalhes da pesquisa, realizada com mil consumidores e 250 profissionais de marketing dos Estados Unidos, confira a matéria realizada pelo Meio&Mensagem.

 

Proxxima divulga todos os PPTs do segundo dia do evento

O portal Proxxima divulgou, durante essa semana, todas as apresentações em PPTs utilizadas pelos palestrantes no segundo dia do evento Proxxima 2018, que aconteceu nos dias 08 e 09/05. Assim como os arquivos que foram divulgados do primeiro dia de evento na semana anterior, o material inclui alguns dos temas que mais foram abordados durante os dois dias de evento, como por exemplo realidade aumentada, realidade virtual, internet das coisas, jovens na transformação digital, dados, inteligência artificial, bots, novos modelos de marketing e cases de grandes empresas como Youse, Buzzfeed, Oath e Google, por exemplo.

O material completo pode ser acessado no site do Proxxima.

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