Artigos Reamp

Quais foram os principais anúncios do Google I/O?

Evento aconteceu na última semana e reuniu diversos anúncios de desenvolvimentos e novas funcionalidades

O Google I/O, conferência anual de desenvolvedores do gigante de buscas, aconteceu na última semana e teve, durante os três dias de evento, diversos anúncios de desenvolvimentos e novas funcionalidades para Android, Google Assistant, Google Maps, Google Fotos, inteligência artificial, entre outros. O principal objetivo é fazer com que a comunidade de desenvolvedores esteja atualizada com qualquer novo hadware que seja desenvolvido e todos os softwares ou atualizações que estão sendo planejados para os produtos.

Mas quais foram, afinal, os principais anúncios do evento? Separamos as principais novidades e tecnologias que foram mencionadas pelos desenvolvedores e que vale a pena conhecer antes de estarem disponíveis no mercado:

 

1. Versão beta do Android P

A versão beta e pública do Android P já está disponível nos aparelhos Google Pixel, Essential Phone, OnePlus, Mi, Sony, Essential e Oppo antes do seu lançamento oficial, que acontecerá em alguns meses. Concentrado no “bem-estar digital”, o Google tem como objetivo fazer com que o usuário gaste menos tempo em seu telefone e passe mais tempo com seus entes queridos, para que o Android forneça informações sobre como você usa seu telefone e até mesmo crie controles para limitar o tempo de tela, especialmente com aplicativos como o Youtube.

 

Fonte: Google/Divulgação

 

A nova versão possui, também, um novo sistema de navegação que facilita a multitarefa ao enfatizar os gestos em relação aos botões virtuais.

 

Fonte: Google/Divulgação

 

O novo modo “shush” permite que, caso ativado, o usuário coloque o telefone virado para baixo em uma mesa e ele ative automaticamente o modo “não perturbe”.

 

Fonte: Google/Divulgação

 

Outro recurso inteligente do Android P é: se você estiver olhando para a tela e girar o telefone, seja de propósito ou acidentalmente, um botão irá aparecer para permitir que você também gire a tela. Caso contrário, a exibição pode ser mantida do jeito que está.

 

Fonte: Google/Divulgação

 

2. Inteligência no Gmail

No ano passado, o Google apresentou a Smart Reply no Gmail, para ajudar usuários a responder rapidamente e-mails recebidos. Agora, o Gmail pode preencher automaticamente e-mails inteiros com um novo recurso chamado Smart Compose – basta clicar no botão da guia e o Google preencherá automaticamente a sua mensagem.

O novo recurso ajuda as pessoas a “gerar e-mails do zero”, por meio da Inteligência Artificial, e lembra a função de preenchimento automático da pesquisa do Google. A função opera em segundo plano e, enquanto o usuário escreve um e-mail, ele oferece frases contextuais relevantes. Quando você desejar utilizar a sugestão, basta clicar no botão “tab”. De acordo com a empresa, o Smart Compose pode reduzir até mesmo erros ortográficos e gramaticais, e estará disponível nas próximas semanas.

 

Fonte: Google/Divulgação

 

3. Ações sugeridas no Google Fotos

Graças ao Machine Learning, um novo recurso do Google Fotos chamado “ações sugeridas” pode identificar amigos nas fotos dos usuários e oferecer para compartilhá-las com essas pessoas apenas pressionando um botão. Além disso, será possível também corrigir o brilho de uma imagem ou escurecer o fundo, para destacar o objeto principal, colorir fotos antigas em preto e branco e, quando o usuário tirar a foto de um documento, o aplicativo poderá, automaticamente, criar um arquivo PDF dela.

 

 

Fonte: Google/Divulgação

 

4. Novas vozes no Google Assistant

O assistente virtual do Google, agora, será capaz de ter uma conversa muito mais natural com o usuário. De acordo com o CEO Sundar Pichai, em breve, veremos seis novas vozes no aplicativo – incluindo a do cantor John Legend – graças aos avanços da Inteligência Artificial, que permite o desenvolvimento de novas vozes dentro de semanas, em vez de anos. O objetivo é fazer com que o usuário precise, cada vez menos, mexer no telefone – evitando distrações enquanto dirigem, por exemplo.

 

Fonte: Google/Divulgação

 

5. Adeus “Ok, Google”

O Google Assistant também está cada vez mais inteligente. O novo recurso chamado “conversas continuadas” faz com que o usuário não precise mais dizer “ok Google” toda vez que quiser conversar com ele – agora, basta usar o comando para iniciar a conversa e fazer quantas perguntas quiser. O assistente de voz se lembrará de suas respostas anteriores e será capaz de analisar várias perguntas em uma frase.

Além disso, ele será também capaz de entender consultas mais complexas. Por exemplo, com o novo recurso chamado Múltiplas Ações, o usuário pode solicitar várias coisas ao mesmo tempo. Isso significa que você pode perguntar algo como “como está o tempo em Nova York e em Austin?”

 

Fonte: Google/Divulgação

 

6. Modo Pretty Please

Um novo recurso educativo chamado “Pretty Please” para o assistente de voz ajudará a garantir que todos falem “por favor” e “obrigado”. Quando ativado, ele responde positivamente quando o usuário diz alguma dessas frases. Ele é projetado para ensinar crianças a não serem mandonas quando pedem coisas, por exemplo. Quando alguém diz “por favor”, o Google responde e até mesmo elogia o usuário.

O Pretty Please pode ser ativado para membros específicos da casa, para que crianças possam ser incentivadas. No entanto, a função exige que todos em sua casa tenham a voz reconhecida, para identificar quem é o alvo para a “educação de boas maneiras”.

 

Fonte: Google/Divulgação

 

7. Duplex

Foi divulgado também um recurso experimental do Google Assistant chamado Duplex: o usuário pode pedir ao Google para ligar para uma empresa em seu nome, e a Inteligência Artificial da ferramenta agendará uma consulta para ele. Sim, isso é realmente possível. Para provar, foram feitos dois telefonemas como exemplos no vídeo abaixo:

 

 

O mais impressionante é que, ao realizar o pedido, o assistente de voz soa natural e utiliza até mesmo palavras como “hum” para parecer mais humanizado.

 

8. Subscribe with Google

Caso você assine diversas publicações de jornais e revistas online, um novo recurso chamado Subscribe with Google permitirá que você acesse todo o seu conteúdo pago em qualquer lugar, inclusive no search do site de buscas, no Google Notícias e nos sites dos publishers.

 

Fonte: Google/Divulgação

 

9. Google Maps

O Google mostrou um possível novo recurso de realidade aumentada para adicionar ao Google Maps no futuro. A empresa demonstrou a capacidade de usar AR para navegar pela cidade a pé. Ele usa uma combinação da câmera, do Street View e a tecnologia de localização visual para saber exatamente aonde o usuário está, de modo que, quando segurar o telefone em sua frente, ele efetivamente vê suas direções da vida real.

 

Fonte: Google/Divulgação

 

Além disso, graças à inteligência artificial, o Google Maps conseguirá aprender o comportamento de cada usuário e fazer sugestões de lugares de acordo com as suas preferências pessoais.

 

10. Google Lens

O Google Lens foi, sem dúvidas, um dos maiores anúncios da empresa em 2017. No entanto, foi basicamente um recurso exclusivo do Google Pixel em seu lançamento. Se você esperava que o Google Lens chegasse à mais telefones, ficará feliz em saber que isso finalmente se tornará realidade!

Em breve, o recurso para o software de câmera futurista será adicionado diretamente ao aplicativo da câmera em dispositivos de vários fabricantes, e permite que o usuário possa apontar a câmera do seu telefone para um livro, destaque um texto com o dedo e o copie para o telefone.

 

Fonte: Google/Divulgação

 

Além disso, o Google Lens terá também um novo recurso chamado Style Match. Se você apontar a câmera do seu smartphone para uma roupa – ou até mesmo acessórios e móveis, por exemplo – o Google poderá usar sua capacidade de reconhecimento de objetos e machine learning para ajudá-lo a comprar o item online, além de poder mostrar outros estilos semelhantes.

 

Fonte: Google/Divulgação

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Início