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As principais notícias da semana (08/06)

Confira as principais notícias da semana (03/06 a 08/06) no mercado de mídia e marketing digital

Acompanhe aqui no blog, toda sexta-feira, nosso resumo com as principais notícias da semana e algumas recomendações da Reamp!

 

Principais notícias do mercado durante a semana

Facebook deu acesso à dados de usuários para 60 empresas

Foi divulgado pelo The New York Times que o Facebook firmou, nos últimos 10 anos, acordos permitindo que 60 empresas fabricantes de aplicativos como Apple, Amazon, Samsung e BlackBerry tivessem acesso à grandes quantidades de informações pessoais de seus usuários sem consentimento explícito. Essas parcerias, que nunca foram relatadas anteriormente, levantaram novas preocupações sobre as proteções de privacidade da empresa, e o cumprimento do decreto de consentimento de 2011 com a Federal Trade Comission.

A rede permitia que as empresas de dispositivos acessassem os dados dos amigos dos usuários sem a sua permissão, e a maioria dos acordos permanece em vigor atualmente, embora o Facebook tenha começado a encerrá-los em abril. Em meio à diversas polêmicas de vazamento de dados com o caso da Cambridge Analytica, a empresa defendeu o compartilhamento de dados como consistente com suas políticas de privacidade e regidas por contratos que limitavam o uso dessas informações.

Para saber mais detalhes sobre o caso, confira a matéria completa no blog da Reamp.

 

Google for Brasil anuncia novidades

Evento, que aconteceu na última quinta-feira (07/06), trouxe diversos lançamentos da empresa para o mercado brasileiro, e contou com a presença de 15 líderes globais e mais de 600 convidados de diversos segmentos, como política, economia, mídia e parceiros. O foco foi falar sobre o papel da empresa no país, além de mostrar as novidades pensadas para a realidade dos brasileiros em diversas áreas, como: inteligência artificial, educação, notícias, aplicativos, Android, entre outros.

Alguns anúncios ganharam destaque durante o evento, como: uma parceria com a Band para transmitir debates eleitorais no Youtube; pacote de ferramentas chamada Google Trends, para que os eleitores possam buscar informações sobre seus candidatos de maneira mais segura e precisa; o assistente de voz do Android, que permitirá acesso a notícias de diversos portais como CBN, Jovem Pan, O Globo e Veja; a TV Globo, que permitirá que, a partir do Google Assistent, usuários da Globoplay tenham acesso à plataforma; uma versão personalizada do site de buscas para a Copa do Mundo e uma nova fase do Google News, que possui uma série de funcionalidades que garantem a relevância e qualidade dos conteúdos.

Para saber mais detalhes dos anúncios, confira os portais do Meio&Mensagem e do Terra.

 

Instagram vai permitir vídeos de longa duração

De acordo com publicação feita pelo The Wall Street Journal, durante a semana, o Instagram pode estar realizando algumas mudanças no limite de tempo nos vídeos do aplicativo, podendo chegar a até 60 minutos. Atualmente, a plataforma permite vídeos de até um minuto no feed do usuário e 15 segundos no Instagram Stories, mas não foi possível saber, por enquanto, se a nova funcionalidade estará disponível nos dois formatos ou apenas em um.

A publicação também levantou discussões sobre uma possível concorrência do aplicativo com o Youtube. Mais detalhes podem ser conferidos no site Olhar Digital, ou no portal do The Wall Street Journal para assinantes.

 

ABRADI divulga Código de Conduta para agentes digitais durante as eleições

A Associação Brasileira dos Agentes Digitais (ABRADI) lançou, essa semana, o “Código de Conduta para Agentes Digitais em Campanhas Eleitorais” com recomendações para agências digitais e demais profissionais que irão trabalhar para partidos e candidatos políticos nas eleições de 2018, já que estamos inseridos em um cenário de fake news, perfis falsos e hackers de bots na internet.

O material foi elaborado com a colaboração de advogados especializados em direito digital e eleitoral, profissionais de agências que atuam em campanhas eleitorais e lideranças de entidades do setor. Algumas das suas recomendações incluem: não estimular nem publicar conteúdos agressivos, ofensivos, difamatórios ou humilhantes, respeitando sempre a privacidade e a dignidade das pessoas; não praticar atos que estimulem qualquer tipo de discriminação; não disseminar fotos, declarações ou dados falsos nem perseguir usuários na internet; respeitar e promover o conhecimento da Legislação Brasileira e do Marco Civil da Internet; respeitar e manter sigilo das informações; utilizar ferramentas lícitas e autorizadas; manter o sistema de segurança atualizado; prestar contas de maneira transparente, clara e exata, entre outras.

Confira mais detalhes sobre a o Código de Conduta no portal do Meio&Mensagem ou acesse o material completo.

 

Falha no Facebook torna público posts privados de 14 milhões de usuários

A empresa tem se envolvido em diversas polêmicas nos últimos meses, inclusive durante a semana. Além da descoberta sobre o compartilhamento de dados, foi informado pelo próprio Facebook na última quinta-feira (07/06), que uma falha no sistema fez com que posts privados apenas para amigos de 14 milhões de usuários, se tornassem públicos durante quatro dias.

As configurações de privacidade permitem que o usuário torne seus posts públicos ou privados para amigos, para contatos selecionados ou apenas para eles mesmos. No entanto, enquanto um grupo de desenvolvedores trabalhava em uma nova forma de compartilhamento de alguns elementos, como fotos, essa configuração falhou. A partir de então, todos esses usuários receberam uma notificação para acessarem uma página que reunia suas publicações que foram afetadas.

Para mais detalhes, confira a matéria realizada pelo portal do G1.

 

Novidades são anunciadas na WWDC, da Apple

A Worldwide Developers Conference 2018 (WWDC 2018), realizada pela Apple nesta segunda-feira (04/06), é voltada para desenvolvedores da empresa de 77 países diferentes, e contou com o anúncio de várias novidades, como atualizações dos sistemas operacionais da marca. Durante a conferência, foram apresentados o iOS 12 – última versão do sistema operacional móvel mais avançado do mundo – , o macOS Mojave e o watchOS 5, além de algumas atualizações no tvOS.

Além disso, alguns destaques do evento incluíram: realidade aumentada, experiências compartilhadas e detecção de objetos 3D na LEGO; o USDZ, novo formato de arquivo aberto desenvolvido pela Adobe em colaboração com a Pixar; novos recursos dos atalhos da Siri, como pedir um café pela manhã ou fazer planos de viagem; novos recursos do aplicativo no iOS 12, incluindo o Apple News, Stocks e Apple Books; novos recursos do Apple Watch; visual renovado e conteúdo editorial rico da nova Mac App Store; novos recursos do iPad ARKit 2, entre outros.

Para saber mais detalhes sobre o evento, acesse o portal da Apple ou acompanhe a cobertura feita em vídeo pelo TecMundo.

 

Recomendações da Reamp

Como o GDPR vai impactar negócios no mundo inteiro?

Recentemente, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) entrou em vigor em toda a União Europeia, mas suas mudanças irão afetar empresas do mundo todo, inclusive do Brasil. A maneira como esses dados serão utilizados deverá mudar radicalmente, com o objetivo de tornar o controle sobre as informações dos usuários mais rígido e garantir a sua segurança e privacidade.

Por isso, o portal Digitalks convidou diversos especialistas do mercado de mídia digital para falarem sobre os novos desafios que serão enfrentados pelas empresas, e nosso CEO David Reck falou, principalmente, sobre como o GDPR irá mudar a maneira como campanhas publicitárias são feitas.

Para conferir a matéria completa, acesse o portal do Digitalks.

 

Até 2022, 82% dos brasileiros terão internet mobile

De acordo com a 19ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia, realizada pela PwC e divulgada na última quarta-feira (06/06), nos próximos cinco anos poderemos notar um aumento de US$ 7 bilhões no investimento destinado ao acesso à internet, saindo de US$ 15 bilhões em 2017 e chegando à US$ 22 bilhões em 2022. Além disso, espera-se que até 2022, 82% dos brasileiros estejam conectados à internet móvel, e a banda larga residencial pode alcançar 41% dos domicílios até o período.

Baseando-se em 53 países para o estudo, e com um olhar mais otimista pela melhora em índices como PIB e emprego, a pesquisa revelou também que, pela primeira vez, a publicidade no mobile irá ultrapassar o valor dos anúncios digitais tradicionais, além de prever que, em cinco anos, teremos mais tráfego de dados em smartphones do que em banda larga. Já o consumo de mídia impressa deverá cair apenas 1% durante o período.

Confira mais detalhes do estudo no portal do Meio&Mensagem.

 

Principais mudanças no iOS

Como já falamos anteriormente, o WWDC 2018 anunciou, durante essa semana, diversas novidades em seu sistema iOS, com o objetivo de torna-lo mais rápido e prático para o usuário. Graig Federighi, vice-presidente de engenharia de software, falou sobre o novo pacote e suas principais atualizações.

Entre elas, podemos encontrar, por exemplo: os Memojis, caricaturas animadas do próprio usuário; mensagens serão bloqueadas quando a tolerância de tempo expirar; o Facetime terá possibilidades expandidas, como chamadas por vídeo em grupos; painel unificado para que pais possam alterar todo o acesso de seus filhos menores de idade em um só lugar; Siri será integrada com outros aplicativos; recurso “não perturbe” será atualizado e gestos do iPhone X serão transferidos para o iPad.

Para saber mais detalhes das novas atualizações, confira a matéria completa do portal Adnews.

 

Estudo anual da Mary Meeker fala sobre tendências da internet em 2018

O Internet Trends, relatório realizado anualmente pela Mary Meeker, empresa de capital de risco Kleiner Perkins Caufield & Bayers, foi divulgado esta semana durante o Code Conference, organizado pela Vox Media e apresentou as principais tendências e conclusões sobre internet e tecnologia em 2018.

Alguns dos principais pontos apresentados foram: o número de usuários na internet superou metade da população do planeta, chegando a 3,6 bilhões de pessoas. Ou seja, a internet tornou-se mainstream e, a partir de agora, será difícil vermos crescimentos tão grandes; a tecnologia por voz está se tornando cada vez mais popular e, até 2020, estima-se que 50% de todas as pesquisas online sejam realizadas por voz ou imagem; mensagens instantâneas dominam – de aplicativos como Whatsapp, Facebook Messenger e WeChat; varejo físico vem caindo lentamente, enquanto e-commerce já chega à 13% de todas as vendas do varejo aproximadamente; investimento na publicidade digital cresce mais que o dobro em três anos, assim como os anúncios em smartphones; serviços por assinatura e personalização baseada em dados melhoram a experiência do cliente, mas trazem à tona debates sobre invasão de privacidade; China tem 9 das 20 maiores empresas de internet do mundo.

Confira o estudo completo ou maiores detalhes sobre suas tendências no portal Inova.jor.

 

Propriedades Multiplataforma

Foi divulgado esta semana, pelo comScore, um ranking com as Top 15 Propriedades Multiplataformas do mercado, incluindo Desktop e Mobile. A pesquisa foi realizada no mês de abril, e inclui propriedades do desktop de casa e trabalho dos usuários e propriedades mobile – smartphones e tablets iOS e Android. Google, Facebook e Globo, respectivamente, lideram as três primeiras posições do ranking.

A lista completa das propriedades multiplataformas pode ser conferida no site da comScore.

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