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As principais notícias da semana (22/06)

Confira as principais notícias da semana (17/06 a 22/06) no mercado de mídia e marketing digital

Acompanhe aqui no blog, toda sexta-feira, nosso resumo com as principais notícias da semana e algumas recomendações da Reamp!

 

Principais notícias do mercado durante a semana

Brasil chega à 90 leões no Festival Cannes Lions

Hoje é o último dia da 65ª edição do Cannes Lions, festival de criatividade que aconteceu na França durante a semana, reunindo mais de 16 mil pessoas e 4700 empresas em palestras, workshops, eventos de networking, aulas e prêmios para pessoas dos setores de comunicação de marca, marketing, design, tecnologia, mídia e entretenimento.

A presença de jurados brasileiros atingiu seu recorde na edição de 2018, com 27 profissionais avaliando os trabalhos do evento. Além disso, o Brasil chegou a conquistar 101 Leões (2 Grand Prix, 9 Ouros, 31 Pratas e 59 Bronzes), mantendo uma performance melhor do que em 2017 mesmo com a queda de 29% nas inscrições do festival. As agências nacionais mais premiadas foram Africa, Grey e David.

A cobertura completa do evento pode ser encontrada no portal do Meio&Mensagem.

 

Oprah assina acordo com Apple para novos programas originais

Como divulgado durante a semana, Oprah Winfrey firmou acordo com a Apple para a criação de programas originais que, segundo a empresa, “abraçam sua capacidade incomparável de se conectar com o público em todo o mundo”. Os projetos serão lançados como parte de uma linha de conteúdo original da Apple e não foi especificado se a apresentadora aparecerá em algum dos programas, mas espera-se que ela tenha participação.

Para a empresa, parcerias como estas são uma maneira de manter as pessoas no universo Apple dos iPhones e Apple TV, além de atrair novos clientes. No entanto, o mercado está cada vez mais competitivo. A Netflix assinou, recentemente, um acordo com Barack e Michelle Obama para que protagonizem criações originais, além de possuir um show apresentado por David Letterman, que entrevista as maiores celebridades do mundo.

Confira mais detalhes do acordo de Oprah com a Apple no portal da CNN Tech.

 

Instagram anuncia lançamento do IGTV

Foi divulgado em comunicado pelo Instagram, na última quarta-feira (20/06), que a plataforma lançou um novo recurso chamado IGTV, um novo aplicativo para que os usuários possam assistir vídeos verticais de longa duração. Os vídeos são feitos em tela cheia e podem durar até uma hora, além de oferecer diferentes “canais” – mas, nesse caso, os criadores de conteúdo são os canais. Quando você segue um criador no Instagram, o canal IGTV dele é exibido. Qualquer pessoa pode criar conteúdo, basta enviar seus próprios vídeos para o aplicativo.

A rede social, que chegou à um milhão de pessoas conectadas, deverá apresentar em breve mais detalhes sobre o novo recurso, que será lançado globalmente nas próximas semanas em Android e iOS.

Saiba mais sobre o lançamento no portal do Canaltech ou na própria publicação realizada pelo Instagram.

 

Facebook quer cobrar por conteúdo em grupos

Como divulgado durante a semana pelo site Newsroom e pelo Adnews, o Facebook anunciou na última quarta-feira (20/06) que está testando projeto para permitir que administradores de grupos cobrem pelo conteúdo internamente com inscrições mensais. Com o objetivo de ajudar publicadores na rede social, a empresa acredita que informações uteis serão mais controladas, e podem ser cobradas de US$ 4,99 à US$ 29,99.

Para saber mais detalhes, acesse o portal do Adnews.

 

Recomendações da Reamp

Quais são os limites no uso de dados dos consumidores pelas empresas?

Nosso COO Caio Ferro participou, na última terça-feira (20/06), do IstoÉ Dinheiro Ao Vivo – programa multicanal que recebe diariamente profissionais de diversas áreas – para um bate-papo sobre como são usados os dados dos consumidores pelas empresas hoje em dia e quais são os limites no uso dessas informações pessoais, além de ter respondido perguntas dos internautas que acompanharam a transmissão.

De acordo com o especialista, o Brasil encontra-se em uma “zona cinzenta” do mercado por ser muito novo, e mesmo sem nenhuma legislação no país sobre as fronteiras no uso desses dados, regulamentações como o GDPR fazem com que empresas que gerenciam dados – como a Reamp – estejam sempre se adaptando. No entanto, mesmo sem uma lei que defina quais são os limites do uso dessas informações, Caio acredita que a privacidade e segurança dos usuários seja prioridade para as empresas.

A entrevista pode ser conferida na íntegra no nosso blog.

 

Apenas 42% das pessoas dentro de organizações se vêem como transformadoras

Estudo realizado pela Wunderman juntamente com o parceiro de pesquisa Penn Schoen Berland, teve como objetivo entender como clientes estão lidando com o seu futuro e descobriu que apenas 42% das pessoas que estão dentro de organizações se vêem como transformadoras – ou seja, a minoria se sente à vontade para assumir riscos. Além disso, 72% das empresas afirmam não sacrificarem benefícios de curto prazo para ganhos à longo prazo, 59% não estão satisfeitas com os investimentos de marketing e 56% não estão satisfeitos com os investimentos em dados.

Os resultados levantam questões como “o que deve ser feito para manter os funcionários envolvidos? Como é possível lidera-los para a transformação?”. Pensando nisso, a pesquisa também mapeou os principais requisitos citados para que os colaboradores de empresas se sintam prontos para o futuro.

Confira a pesquisa na íntegra e artigo realizado pelo portal Proxxima sobre o tema.

 

Comerciantes procuram dados de localização para planejar seus esforços

Para a maioria dos profissionais de marketing, os dados de localização são uma poderosa ferramenta. Ao utilizá-los, eles podem obter insights sobre o comportamento do consumidor e sua intenção de compra. Não é atoa que os investimentos na área estão crescendo, e de acordo com pesquisa realizada pela 451 Research e divulgada pelo eMarketer com profissionais da América do Norte, cerca de oito em cada 10 profissionais de marketing pesquisados planejam aumentar o uso de dados de localização nos próximos dois anos.

Mas além do óbvio, muitos também acham útil ao planejar esforços futuros, e mais de sete em cada 10 acreditam que “saber como os clientes passam o tempo no mudo real é útil no planejamento de campanhas de marketing”. Além disso, quase a mesma quantidade de respondentes afirmaram que os dados de localização os ajudam a entender melhor porque os consumidores escolhem fazer negócio com eles.

Mais detalhes da pesquisa podem ser conferidos no portal do eMarketer.

 

Crescimento de pesquisa por voz impacta o mercado digital

Pesquisas por voz estão crescendo cada vez mais no mercado digital, trazendo novos desafios para profissionais de marketing. De acordo com dados divulgados pelo E-commerce Brasil, o Google afirma que 20% de todas as consultas de pesquisa em mobile já são realizadas por este meio, e o número tende a aumentar cada vez mais.

A estimativa é que até 2020, 50% das buscas sejam realizadas por voz, já trazendo otimizações em lojas virtuais e em estratégias de marketing. Confira o artigo realizado no portal E-commerce Brasil.

 

Como você avalia a empresa que trabalha?

Hoje em dia, são comuns sites, sistemas e pesquisas para que funcionários ou ex-funcionários avaliem o lugar onde trabalham. A prática pode ajudar empresas a otimizarem seu ambiente de trabalho, mas também pode gerar grandes polêmicas. Esse foi o caso da planilha lançada no início do ano, chamada “Como é trabalhar aí? 2.0”, feita por profissionais do mercado de publicidade que avaliaram diversas agências do mercado no Brasil inteiro.

Diante da repercussão do tema, nosso CEO David Reck opinou, em artigo realizado pela Revista Melhor, sobre a importância das empresas prestarem atenção nos problemas citados pelos colaboradores e deu dicas do que pode ser feito para deixar todos os funcionários mais satisfeitos.

A matéria completa pode ser conferida na Revista Melhor – Gestão de Pessoas.

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