Dados

Estudo aponta surgimento da Terceira Onda Tech

Levantamento realizado por Startups prevê a chegada da Terceira Onda Tech com o surgimento de novos subsetores de tecnologia

Segundo um levantamento realizado por startups chamado Global Startup Ecosystem Report 2018, a revolução da startup global continua a crescer e a partir disso mudanças fundamentais estão acontecendo no cenário de mídia e tecnologia.
Especialistas consideram que já passamos por duas eras da internet e de novas tecnologias, onde surgiram empresas que geraram ecossistemas de alcance global, como aplicativos de mídia social, por exemplo, fazendo surgir nesse meio o Google e Facebook. No entanto, vemos que essas ondas estão em declínio, pois embora tenham construído uma base que a nova geração de startups usam, eles não estão crescendo mais como anteriormente. O que vemos hoje é que apesar de os principais hubs de startups como Vale do Silício ainda dominarem as atividades e se manterem com os melhores desempenhos, há um forte crescimento de outros polos de inovação mais especializados em setores como Fintech, Cybersecurity e Blockchain, que estão em evidência. E essas mudanças de inicialização, tanto geográficas como econômicas, nos mostra que estamos caminhando para essa nova era de tecnologia.
Nesta nova era, que pode ser chamada de Terceira Onda Tech, tudo indica que o que fará sucesso será mais do que o serviço prestado, mas sim o valor agregado a ele. Por exemplo, quando você pensa em Uber, você não pensa em estar pegando um carro, mas sim em sua mobilidade e na melhor forma que ela pode acontecer, assim como quando você aluga uma casa no Airbnb você está pensado na hospitalidade do local, que pode ser melhor do que um quarto de um hotel. Outra coisa que terá evidência será a confiança de utilizar a Deep Tech na construção de novos negócios que apresentem avanços através da tecnologia.

Novos perfis de fundadores e a busca pela excelência

A Terceira Onda Tech está abrindo espaço para o surgimento de um novo tipo de fundador de empresas. Este novo perfil que está surgindo no meio, é o de pessoas que a experiência e a educação formal são especialmente importantes, sendo 53% pós-graduados e mais velhos com idade mediana de 39 anos. Ao compararmos esses atributos com a geração da onda anterior, tínhamos pessoas de idade média de 36 anos e apenas 38% com pós-graduação.
Outro comportamento observado é que essas startups têm buscado estratégias para ecossistemas menores, concentrando-se em setores específicos onde já possuem conhecimento e força econômica para criar essa nova tecnologia.

O crescimento e o declínio dos subsetores

O ciclo de vida dos subsetores passa por três fases:

  1. O ciclo de vida inicia com o estímulo de um catalisador que pode ser um novo avanço tecnológico, ou uma mudança regulatória ou até mesmo a necessidade de uma mudança de custos de recursos.
  2. A segunda fase ocorre quando esse subsetor se une a algo distinto e começa a crescer. Por exemplo: as Edtech de hoje referem-se a um enorme conjunto de statups e outras organizações que se uniram e revolucionaram a educação com o uso de tecnologias. Anos atrás ninguém poderia imaginar que a tecnologia na educação passaria de ser apenas computadores em sala de aula, não é mesmo?
  3. Na terceira fase, acontece o amadurecimento do subsetor e ele pode entrar em declínio. Para que esse declínio não ocorra uma nova tecnologia pode entrar para trazer uma nova era de crescimento. No entanto, sem novos desenvolvimentos, ela acaba entrando em decadência.

Fonte: The Global Startup Ecosystem Report v13 2018

Subsetores em crescimento e em declínio

Crescimento:

  • Advanced Manufacturing & Robotics
  • Agtech & New Food
  • Blockchain
  • Artificial Intelligence, Big Data & Analytics

Segundo o levantamento esses quatro subsetores estão passando por um grande crescimento, mas cada um está em uma fase de vida diferente, enquanto Advanced Manufacturing e Agtech estão em fase emergente, Artificial Intelligence, Big Data & Analytics por sua vez já estão mais próximos da fase madura.

Declínio:

  • Adtech
  • Gaming
  • Digital Media

Esses subsetores ainda podem estar crescendo em alguma parte do mundo. Aqui mesmo no Brasil, essas tecnologias que apresentam declínio no estudo ainda estão em fase evolutiva e muitos investimentos ainda estão acontecendo, mas em algum tempo pode ser que essa tendência de declínio também nos alcance e passemos a sentir o declínio e a chegada das novas tecnologias.

Para saber mais e ter acesso ao estudo completo, acesse: The Global Startup Ecosystem Report v13 2018

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Início