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As principais notícias da semana (08/10)

Melhores da semana

Confira as principais notícias da semana (01/10 a 08/10) no mercado de mídia e marketing digital

Acompanhe aqui no blog, toda semana, nosso resumo com as principais notícias dos últimos dias e algumas recomendações da Reamp!

 

Principais notícias do mercado durante a semana

Facebook enfrenta multa de 1,3 bilhão de euros e investigação formal sobre violação massiva de dados

Na última semana, a Comissão Irlandesa de Proteção de Dados abriu uma investigação formal sobre uma falha na segurança de dados que afetou quase 50 milhões de contas do Facebook, o que pode resultar em uma multa de até US$ 1,63 bilhão. A violação, como relatou o The Guardian, deu aos hackers a capacidade de invadir a conta dos usuários.

A Comissão investiga o caso para saber se o Facebook descumpriu as regras do GDPR, Regulamentação Geral de Proteção de Dados da União Europeia, que fortalece as proteções de privacidade de indivíduos e introduz severas penalidades para empresas que não as cumprem. Acredita-se que a brecha de segurança seja a maior da história do Facebook e é particularmente notória pois os hackers roubaram “tokens de acesso”, uma chave de segurança digital que permite que os usuários permaneçam conectados à rede social em várias sessões de navegação, sem precisar digitar a sua senha novamente. Quando um invasor tem esse token, ele pode assumir o controle total da conta da vítima, incluindo o login em aplicativos de terceiros que usam a plataforma do Facebook.

A empresa afirmou que está levando a questão “incrivelmente a sério”. No Brasil, uma lei semelhante ao GDPR, chamada Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi sancionada para garantir uma segurança maior dos dados dos usuários. Por isso, nosso CEO David Reck falou, em entrevista ao Correio Braziliense, sobre o caso mais recente do Facebook e quais serão as consequências em situações como essa no Brasil quando a lei entrar em vigor, no ano de 2020.

A matéria completa pode ser conferida no portal do jornal Correio Braziliense.

 

Firefox lança ferramentas para ajudar no combate às fake news

Na última semana, a Mozilla, organização sem fins lucrativos por trás do navegador Firefox, lançou o Firefox Election Bundle, pacote gratuito de ferramentas que tem como principal objetivo ajudar os usuários a identificarem e combaterem fake news. Para isso, a página inicial do navegador exibirá informações sobre fraude eleitoral em artigos, documentários, episódios e artigos políticos selecionados a partir do Pocket, seu serviço de bookmarking.

Além disso os usuários também poderão ter acesso ao Facebook Container, que trata-se de um plug-in que isola a atividade do Facebook do resto de sua navegação em outra janela e impede a plataforma de usar informações de outros sites para coletar os dados de usuários, e também ao Facebook Political Ad Collector, que envia anúncios políticos da plataforma às agências que avaliam a veracidade deles.

Para saber mais detalhes sobre o lançamento da plataforma, acesse a matéria completa no portal B9.

 

Youtube está tornando anúncios mais interativos

O Youtube, maior plataforma de vídeos do mundo, está desenvolvendo uma maneira de tornar seus anúncios mais interativos e mais úteis para os consumidores, de acordo com cada produto ou serviço que está sendo anunciado. Marcas como Vodafone, 20th Century Fox, Headspace e Maybelline já estão usando extensões para trazerem mais relevância em seus anúncios em celulares e impulsionar o impacto de métricas mais importantes.

Segundo post divulgado no próprio blog do Youtube, suas extensões vão aprimorar o anúncio em vídeo com informações úteis adicionais, oferecendo aos consumidores mais motivos para agir, como encontrar o próximo horário de exibição do filme, fazer download de um aplicativo ou reservar uma viagem.

Para saber mais detalhes sobre o novo recurso, confira o blog da plataforma ou acesse a matéria completa no portal B9.

 

IAB Tech Lab testa protocolo baseado em blockchain para privacidade de dados pessoais

O Tech Lab do Interactive Advertising Bureau (IAB) anunciou essa semana um protocolo baseado em blockchain, que permite às empresas rastrear os dados pessoais dos usuários. O PrivacyChain, como é chamado a sua versão teste, procura deixar os consumidores no controle sobre as informações pessoais fornecidas às empresas que usam a tecnologia. Por isso, os usuários que optarem por participar terão seus dados disponibilizados aos varejistas e às agências e parceiros que veiculam seus anúncios.

Embora o blockchain já tenha sido explorado na publicidade digital antes, particularmente no que se diz respeito ao seu potencial para adicionar transparência no mundo de anúncios, o IAB acha que pode servir para resolver um novo problema. Com as empresas coletando e atualizando centenas de milhões de consentimentos por ano, tornou-se incrivelmente difícil garantir que todos os membros de uma cadeia de fornecimento de dados tenham uma visão atualizada dos opt-ins. Por isso, o protocolo permitirá que as empresas gerenciem e controlem de maneira mais fácil os dados pessoais de usuários.

Saiba mais sobre o lançamento do IAB no portal do Marketing Tech News ou do ExchangeWire.

 

Recomendações Reamp

Pesquisa mostra quais são as marcas mais valiosas do mundo

Na última semana, a Interbrand divulgou a 19ª versão do Best Global Brands, pesquisa que teve como objetivo “analisar o papel que a força da marca exerce na profunda transformação que está impactando as maiores empresas do mundo”. Para isso, três principais características foram levadas em conta: performance financeira dos produtos e serviços sob a chancela da marca; papel da marca na decisão de compra do consumidor; e força da marca para garantir um preço premium ou ganhos futuros para a empresa.

A Apple, o Google e a Amazon ocuparam os três primeiros lugares no ranking das marcas mais valiosas de 2018. O valor de marca da Apple cresceu 16% (US$ 214,48 bilhões), enquanto o do Google cresceu 10% (US$ 155,596 bilhões). Neste ano, luxo e varejo foram as categorias dominantes na lista, e as cinco marcas com maior crescimento incluem Amazon (56%), Netflix (45%), Gucci (30%), Salesforce (23%) e Louis Vuitton (23%). Com uma queda de 6%, o Facebook não fez parte deste grupo depois de cinco anos consecutivos.

Para saber a lista completa das empresas mais valiosas do mundo e mais detalhes sobre o levantamento realizado, confira as matérias nos portais da Propmark e do Meio&Mensagem.

 

Publishers alemães se unem em um login unificado para combater o duopólio

A disputa pelo login de consumidores está acontecendo a todo vapor na Europa, com a Alemanha liderando-a. Como divulgado na última segunda-feira (01/10), em duas semanas uma aliança de 20 empresas de mídia, e-commerce e agências na Alemanha lançará oficialmente um recurso de login unificado para consumidores, criado para dar a eles o controle total de suas configurações de privacidade e consentimento de dados, que agora são mais rigorosas graças ao GDPR.

O conceito é que qualquer usuário que criar um login será direcionado às configurações de privacidade, e poderá gerenciar todos os sites e propriedades digitais dos parceiros do novo sistema. “Essa é a última chance do mercado europeu de mudar esse desequilíbrio”, disse Sven Bornemann, ex-membro do conselho da associação alemã de marketing online AGOF. “Com o domínio do Google e do Facebook, os dados dos usuários estão se afastando do mercado alemão, o que significa que publishers e agências não podem mais utilizá-los”.

Embora a aliança seja atualmente composta apenas por empresas alemãs, o objetivo é abri-la para toda a Europa, começando pelos parceiros que já têm escritórios fora do país. Agora, por meio das configurações, os consumidores poderão escolher quais dados desejam compartilhar e com quem, e os publishers que utilizam plataformas de gerenciamento com consentimento poderão transmitir essa permissão a parceiros em sua cadeia de fornecimento de publicidade digital.

Para saber mais detalhes, confira a matéria completa no portal do Digiday.

 

As melhores estatísticas de marketing digital que vimos essa semana

O Econsultancy divulgou, durante a semana, um artigo reunindo as melhores estatísticas de marketing digital que foram faladas nessa semana dentro do mercado. Na lista, estão inclusas desde descobertas sobre o relatório Top 100 Digital Agencies, até estudos de chatbots, vendas B2B e varejo de lojas físicas.

Para conferir mais detalhes sobre as estatísticas mencionadas, confira matéria completa no portal do Econsultancy.

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