Dados

As principais notícias da semana (15/10)

Confira as principais notícias da semana (08/10 a 15/10) no mercado de mídia e marketing digital

Acompanhe aqui no blog, toda semana, nosso resumo com as principais notícias dos últimos dias e algumas recomendações da Reamp!

 

Principais notícias do mercado durante a semana

Google+ chega ao fim após vazamento de dados

Sete anos depois de sua criação, o Google+, rede social que possui integração com outras ferramentas como o Youtube, o Gmail e o Blogger, será encerrado em agosto de 2019, como foi divulgado em um post no blog da empresa na última semana. De acordo com o comunicado oficial, a decisão foi tomada após a criação do Projeto Strobe em 2018, iniciativa que tem como objetivo revisar as estruturas de privacidade e segurança das suas plataformas.

Graças ao projeto, a empresa descobriu desafios significativos na criação e manutenção de um produto no Google+ bem-sucedido que atenda às expectativas dos clientes, além de perceberem que os usuários querem controles refinados sobre os dados que compartilham com os aplicativos. Por isso, foi detectado que o Google+ é uma das ferramentas que pode ter vazado dados e decidiu descontinuá-la. Em comunicado oficial, o Google declarou:

“Todos os anos, enviamos milhões de notificações aos usuários sobre bugs de privacidade e segurança. Quando dados de usuários possam ter sido afetados, vamos além de nossas obrigações legais e usamos vários critérios para determinar se é o caso de enviar um aviso.

Nosso Escritório de Privacidade e Proteção de Dados analisou esse problema, levando em conta os tipos de dados envolvidos, se poderíamos identificar com precisão os usuários a serem informados, se havia alguma evidência de uso indevido das informações e se havia alguma ação que um desenvolvedor ou usuário pudesse realizar em resposta ao aviso. Nenhum desses critérios se aplicava neste caso.

A análise também destacou os desafios na manutenção de uma versão do Google+ que atenda às expectativas dos consumidores. Dado esses pontos e o baixo uso dessa versão do Google+, decidimos desativar a versão da plataforma para usuários finais.”

Para saber mais detalhes sobre o projeto, confira o post completo no blog do Google ou no portal B2.

 

Google lança o seu novo assistente pessoal, Home Hub

Um ano após a Amazon apresentar o seu primeiro display inteligente, o Echo Show, o Google anunciou a sua própria versão: o Google Home Hub. Essas tecnologias ainda são relativamente novas, mas o que elas podem fazer vai muito além das primeiras interações de assistentes virtuais de voz, que mais de 60 milhões de pessoas já têm em suas casas. O Home Hub possui uma tela sensível ao toque e que funciona como uma central doméstica tecnológica que interliga os demais aparelhos do ambiente.

Semelhante à um tablet, a tecnologia ainda não está disponível para encomendas no Brasil, mas será compatível com o Youtube, com os controles de voz do Google Assistent, além de serviços de música como o Youtube Music, Spotify, pandora e iHeartRadio. Por outro lado, será bastante limitado como dispositivo multimídia: não há Huli nem Amazon Prime Video, a Netflix também não irá funcionar e, embora você possa transmitir conteúdo, dependerá de suporte de parceiros.

Para saber mais detalhes sobre o produto, acesse as matérias completas nos portais B2 e The Verge, além de uma análise entre as principais diferenças e semelhanças entre o Google Home Hub e o Echo Show, da Amazon, no The Verge.

 

Facebook elimina cerca de 800 páginas políticas nos EUA com “atividades não autênticas”

O Facebook removeu, na última semana, cerca de 559 páginas políticas e 251 contas nos EUA, consideradas “atividades não autênticas” antes das eleições do próximo mês. De acordo com a empresa, as contas deletadas tentaram lucrar com spam de temas políticos. “Muitos usavam contas falsas ou várias contas com os mesmos nomes e postavam grandes quantidades de conteúdo em uma rede de grupos e páginas para direcionar o tráfego para seus sites”, dizia a postagem. “Vários utilizaram as mesmas técnicas para tornar seu conteúdo mais popular no Facebook do que ele realmente era. Outros eram fazendas publicitárias usando a rede para induzir as pessoas a pensarem que elas eram fóruns legítimos para o debate político”.

No mês passado, a empresa apresentou seus novos recursos para combater informações políticas falsas – expandiu as opções de segurança para páginas pertencentes a candidatos políticos dos EUA que concorrem a cargos estaduais e federais, além de funcionários e representantes de comitês de partidos políticos. Além disso, também lançou um programa piloto que oferece autenticação e dois fatores e monitoramento de possíveis hacks para administradores que gerenciam páginas de candidatos políticos do país.

Confira mais detalhes nas matérias completas dos portais The Drum e MarketingLand.

 

Facebook divulga atualização de investigação sobre recente exploração de dados

O Facebook forneceu, na última semana, uma atualização sobre a investigação da enorme exploração de dados que foi relatada aos usuários em 28 de setembro. Embora o número total de pessoas afetadas seja menor do que se pensava anteriormente (30 milhões em vez de 50 milhões), essa é a única boa notícia.

De acordo com comunicado feito pela empresa, os invasores conseguiram aproveitar uma combinação de três bugs de software separados para obter tokens de acesso à rede social (usados para permitir que os usuários permanecessem conectados ao aplicativo) e assumir contas dos usuários. No total, foram roubados tokens de cerca de 30 milhões de pessoas durante duas semanas. Para resolver o problema e invalidar os tokens de acesso, foram necessários dois dias.

Para saber mais sobre quais informações foram vazadas e como aconteceu, acesse a matéria completa no portal do MarketingLand.

 

Recomendações Reamp

David Reck fala sobre o mercado de marketing digital atualmente e principais tendências

Nosso CEO David Reck falou, em entrevista ao Panorama Mercantil, sobre o atual cenário da mídia digital no Brasil e no mundo e como as tecnologias estão impactando o mercado. “Hoje, já temos muitos dispositivos de mídia digital presentes em volta de cada usuário, e a tendência é que este número irá saltar em grande velocidade com o avanço de IOT e o aumento da infraestrutura através do 5G, chegando a previsão de números absurdos como 55 bilhões de dispositivos conectados em 2022. Assim já conseguimos projetar campanhas de comunicação altamente segmentadas para grupos de públicos específicos com mensagens adequadas ao perfil do usuário e com o uso de dados e tecnologias de verificação, é possível reduzir qualquer chance de fraude e impactar pessoas reais”, afirmou.

Além de falar sobre o ambiente digital hoje em dia, o especialista falou sobre empreendimento digital, deu dicas de como impactar usuários em campanhas online e como as agências podem obter êxito no mercado, falou sobre as principais tendências para o futuro do marketing e comentou sobre temas como fraude, geonavegação e a LGPD, nova lei de proteção de dados pessoais que entrará em vigor no país em 2020.

Para conferir a entrevista completa, acesse o portal do Panorama Mercantil.

 

Pesquisa divulga o atual status do marketing B2B no país

Foi divulgada, na última semana, a pesquisa “O Status do Marketing B2B no Brasil”, realizada pela Intelligenzia, que analisou a área de marketing em 2018 e como o cenário político e econômico brasileiro causou certa insegurança aos investidores, mas não a ponto de afetar o mercado.

Foram entrevistados 320 profissionais da área de comunicação das empresas, e quase 80% deles afirmaram que não tiveram sua verba de Marketing restringida ao longo do ano – por outro lado, mais da metade das empresas não teve alterações em relação à verba ou viram o seu aumento. Além disso, pudemos observar também uma evolução no nível de maturidade das empresas em relação à estratégia de Marketing. Este ano, 68,4% afirmaram que entendem de maneira clara os principais passos para a implementação do marketing digital, em comparação a 52,9% no último ano.

Para saber mais detalhes da pesquisa, confira matéria completa no portal do Mundo do Marketing.

 

Reamp anuncia novas contratações no time comercial

Foi divulgado, na última semana, as novas contratações da Reamp para a equipe Comercial, que fazem parte do movimento de expansão da empresa para 2018: Akaoan Pacheco, Frederico Dutra e Gabriel Valença.

Para saber mais, confira os posts no portal do Meio&Mensagem e no Investimentos e Notícias.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Início