Artigos Reamp

Reamper Lab Especial – Lançamento Reamp Academy

Tiago Soncini falou sobre o Reamp Academy e os principais objetivos desse novo projeto

Realizamos na última semana um Reamper Lab muito especial, dessa vez lançando uma nova unidade dentro da empresa, a Reamp Academy. O Lab foi realizado por Tiago Soncini, diretor contratado recentemente para liderar a iniciativa, que apresentou a visão, objetivos e algumas ações que serão desempenhadas pelo novo projeto.

Sabemos que o mercado de marketing e publicidade digital está evoluindo a passos largos, conduzido pelo avanço da tecnologia e também pelas novas competências necessárias para operá-las. No entanto, ainda existe um grande gap entre as necessidades e objetivos das empresas e a maturidade técnica e experiência dos profissionais dentro dessa nova realidade.

Pesquisas recentes demonstram que a falta de profissionais capacitados dificulta o desempenho de  áreas estratégicas dentro das empresas. Com o crescimento exponencial de novas tecnologias e diferentes tendências se apresentando como realidade (big data, inteligência artificial, machine learning, data science, entre outros), passam a surgir novas necessidades e funções, e o perfil dos profissionais para desempenhar essas funções (tanto operacionais, como táticas e estratégicas) é muito diferente do que existia até agora. Hoje em dia, a demanda por esse tipo de profissional é muito alta, no entanto, a capacitação e oferta ainda são bastante escassas. Novas informações surgem praticamente em tempo real e a obsolescência de conhecimentos está ocorrendo rapidamente.

Para diminuir o impacto dessa degradação de conhecimento, é importante encontrar maneiras  eficientes de fomentar, compartilhar e desenvolver novos conhecimentos e competências. A baixa produção de conteúdos de qualidade, e em português, é outro ponto que dificulta o acesso à informação e o desenvolvimento do mercado. Portanto, para Tiago, “A missão da Reamp Academy é fazer com que pessoas e empresas acompanhem e participem dessa evolução tecnológica. Estamos assim, assumindo a responsabilidade de criar, organizar e compartilhar conhecimentos e habilidades que contribuam para o desenvolvimento e evolução do mercado de comunicação digital brasileiro”.

 

 

Mas como irá funcionar a Reamp Academy, afinal?

A base da Academy está na experiência adquirida na criação de materiais, conteúdos e nos treinamentos desenvolvidos ao longo dos últimos anos para capacitação dos colaboradores internos e também dos clientes da Reamp. “Vimos que em algumas apresentações falávamos sobre temas e conceitos que as pessoas desconheciam.  Muitas vezes não conseguíamos terminar de apresentar o material levado, pois o cliente queria que explicássemos melhor e aprofundássemos como funcionava alguns dos processos levantados.” comenta David Reck, CEO da Reamp. “A partir disso, identificamos que o conhecimento e algumas das ações já feitas dentro da empresa poderiam ser compartilhados e ampliados, focando agora no desenvolvimento do mercado e nos players de todo o ecossistema”, finaliza David.

A participação dos especialistas da Reamp será fundamental na construção dos conteúdos e ações planejadas pela Reamp Academy. “A Reamp já tem uma cultura colaborativa e muitas pessoas dispostas a compartilhar, além de possuírem conhecimento muito acima da média de mercado. Por isso, o sucesso da Academy vai depender muito de vocês”, falou Tiago. “Todos serão muito importantes para dividir esse conhecimento e podermos desenvolver ações e projetos para ajudar o mercado”, concluiu.

Portanto, um dos principais objetivos da Reamp Academy é integrar os mais variados players, para que juntos possam contribuir e trabalhar para o crescimento e evolução do mercado como um todo. “Queremos aproximar anunciantes, veículos, agências, entidades, grupos de trabalho e inclusive instituições de ensino. Cada player tem uma visão e um expertise diferente, e quando juntamos e trabalhamos isso de maneira conjunta, deixamos de atuar no desenvolvimento individual e passamos a olhar para o desenvolvimento do mercado como um todo”, comenta Tiago.

Outro ponto importante, é que a Academy terá um papel amplo dentro da empresa. Ela vai ajudar também no processo de seleção e integração de novos funcionários, como também, na rotina dos projetos. Adicionalmente, a Reamp Academy atuará na capacitação de funcionários de empresas do mercado, na criação de processos, na entrega de estruturas e documentações e em projetos de consultoria. “A Academy será responsável por garantir toda a metodologia aplicada, o padrão dos conteúdos produzidos e documentos entregues e todas as ações de capacitação e conscientização realizadas ao longo dos projetos. Ou seja, tudo que envolver o fomento e a transferência de conhecimento será liderado pela Reamp Academy”, ressalta David Reck.

 

Que tipos de ações serão realizadas?

Para atingir seus objetivos, a Reamp Academy vai utilizar diferentes ações, canais e formatos – alguns deles, inclusive, já estão sendo experimentados há algum tempo dentro da empresa. Ao longo do último ano, a Reamp produziu um volume aproximado de 280 conteúdos, distribuídos entre todos os canais da empresa. Foram notícias, estudos, pesquisas, ebooks, infográficos, Labs, artigos, workshops e treinamentos especializados em ferramentas de adtech.

“A Reamp Academy representa a elevação desse projeto que nasceu internamente, a um novo patamar, trazendo agora todas essas iniciativas para as empresas, profissionais e entusiastas do mercado digital. Para dar volume e velocidade a todas as ações planejadas, as parcerias que estão sendo formadas com profissionais e empresas são fundamentais.”, conta Tiago.

A Reamp já possui parceria com algumas empresas, como agentes de tecnologia, associações e instituições de ensino. “Queremos envolver todos eles para construir juntos ações de qualidade e que realmente façam sentido para o mercado como um todo. Para isso, ninguém melhor que as pessoas que conhecem e estão com a mão na massa, vivendo e aplicando isso dia após dia”, conclui Tiago.

Já existe um planejamento de diferentes iniciativas para o fim desse ano e, principalmente, para 2019. Tiago comenta que cada uma delas terá objetivos, formatos e densidade de informações diferentes:

 

 

  • Ebooks – conteúdos tratados com maior detalhe e profundidade. Normalmente, são assuntos mais conceituais e extensos, que informam e trazem um primeiro contato sobre certo tipo de assunto. Nesse último trimestre foram produzidos 3 ebooks: sobre a GDPR, sobre Midia Programática e sobre Modelos de Atribuição;
  • Artigos – artigos escritos por especialistas que tratam de temas atuais e relevantes para o mercado de comunicação digital. O objetivo é trazer a opinião de um especialista de mercado, compartilhando um pouco da sua experiência e sua forma de ver as coisas;
  • Entrevistas – em texto ou vídeo, as entrevistas tratam de temas, desafios e tendências de mercado, analisadas pelo ponto de vista do entrevistado. Dessa maneira, pretendemos dar voz e reconhecimento aos especialistas internos, de mercado e demais parceiros, trazendo sempre visões diferentes e com qualidade;
  • Webinars – servem para detalhar e aprofundar algum tema específico ou facilitar a compreensão de assuntos de maior complexidade. Serão feitas parcerias com profissionais de mercado e empresas, à exemplo do que foi feito recentemente entre Reamp, Google e o IAB Brasil;
  • Labs – espaço já existente na Reamp para a imersão e debate sobre novas soluções, métodos e tecnologias. Cada vez mais, servirão para compartilhar conhecimento e estimular reflexão, provocar mudanças e gerar possibilidades de melhorias e ações inovadoras. Veja todos os Labs que já fizemos;
  • Minuto do Especialista – vídeos rápidos em formato de pílulas de conteúdo para auxiliar no dia-a-dia. O canal serve como um espaço para os Reampers e profissionais do mercado compartilharem conceitos, dicas, estratégias e experiências com o resto do mercado.
  • Workshops – contarão com especialistas compartilhando suas experiências e visões sobre as áreas que atuam, gerando debates e troca de ideias entre todos os participantes. São normalmente imersões que podem ser realizadas dentro das empresas ou em algum local específico para um grupo de pessoas;
  • Cursos – com o objetivo de capacitar profissionais e empresas através de métodos mais eficientes de aprendizagem, os cursos levarão mais conhecimento e profundidade sobre temas complexos para o mercado, principalmente dentro das nossas áreas de atuação. Os cursos envolverão as principais empresas e pessoas referentes do nosso mercado e serão construídos em conjunto com instituições de ensino; e
  • Eventos – encontros para troca de experiências e desenvolvimento do mercado, que tem como objetivo estimular novas possibilidades e organizar o encontro dos diversos players, gerando conhecimento e oportunidades para nossos parceiros, clientes e fornecedores.

 

Espera-se que, com essa iniciativa, o mercado evolua cada vez mais e possa superar os desafios existentes hoje em dia. “A ideia é desenvolvermos coisas que podemos levar para o mundo, pensar no que ninguém está pensando e compartilhar isso com o mercado”, destacou Tiago. “Tudo e todos estarão interligados, num movimento que vai acontecer de forma integrada. Será um canal onde as pessoas estarão em constante contato e interagindo.”, completou.

 

Se você deseja saber mais sobre o cronograma e ações previstas para a Reamp Academy ou quer ser um parceiro e parte atuante desse projeto, entre em contato conosco através do email academy@reamp.com.br

 

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Início