Mídia

O melhor do nosso blog em 2018!

Confira quais foram os assuntos do mercado de marketing digital que mais abordamos e discutimos no último ano aqui no blog

Durante todo o ano de 2018, abordamos aqui no blog diversos temas do mercado de marketing digital. Passamos por pilares como conteúdo, mídia, estratégias de negócio, gestão de dados, gestão de audiências, Business Intelligence e tecnologia e procuramos sempre mostrar os principais e mais relevantes assuntos sobre cada um deles. Além disso, falamos sobre alguns eventos que ocorreram no mercado e sobre aqueles que a nossa equipe esteve presente ao longo do ano, incluindo o Reamper Lab, evento que acontece dentro da Reamp e faz parte da Reamp Academy, com o objetivo de trazer diversos especialistas de diferentes áreas e empresas para debates sobre o cenário atual e o futuro do mercado de publicidade digital no Brasil e no mundo.

Pensando nisso, preparamos um post especial para relembrarmos os principais assuntos que foram discutidos no blog, trazendo os temas que foram mais acessados e comentados pelos usuários e aqueles que nos mostram as principais tendências para esse ano de 2019! Confira quais foram eles:

 

Mídia e audiências

Estamos inseridos, hoje em dia, em um cenário onde o marketing digital está evoluindo cada vez mais junto com a tecnologia, e inúmeras ferramentas e processos têm surgido para facilitar o trabalho dos profissionais da área. Em meio a todas essas mudanças temos a mídia programática, que, de acordo com previsão do eMarketer no início de 2018, teve mais de US$ 46 bilhões destinados à sua publicidade nos Estados Unidos – cerca de US$ 10 bilhões a mais do que no ano anterior.

Cada vez mais adotado por empresas que trabalham com a compra e venda de mídia online, a programática permite que profissionais tomem decisões em tempo real sobre o que desejam entregar ao consumidor. Por isso, criamos um ebook especial sobre mídia programática para te ajudar a entender melhor tudo sobre ela!

Os tópicos abordados no ebook são: o que é mídia programática; qual é a sua importância; “falando a língua da mídia programática; como funciona o processo de cada uma das etapas do processo; formatos de compra de mídia existentes; principais vantagens da programática; como utilizar os dados de maneira mais eficaz; estado atual da programática; cases da Reamp. Para conferir o nosso ebook completo, acesse o link abaixo:

 

 

Além da programática, o tema de mídia e audiências também foi abordado durante todo o ano no nosso blog. Nos dias de hoje, profissionais de diversas áreas precisam se reinventar para obter sucesso no seu negócio graças à evolução da tecnologia – e o marketing não está fora dessa realidade! E justamente por ser essencial inovar nas estratégias de marketing para obter vantagem competitiva e se destacar no mercado, novos formatos de mídia também estão conquistando um espaço maior. É o caso da mídia Out-of-home (OOH), que ficou em terceiro lugar, com 8,6% de investimento publicitário de acordo com pesquisa realizada pelo Cenp.

Além disso, um bom planejamento estratégico de mídia é, cada vez menos, o mesmo de alguns anos atrás. A compreensão dos comportamentos e atitudes do consumidor não é apenas um grande desafio para os profissionais de marketing atualmente, como a disponibilidade de todos esses dados e a capacidade de aplicar análises complexas sobre eles estão criando diversas novas oportunidades e possibilidades.

A discussão sobre métricas também tornou-se cada vez mais importante dentro da mídia. Hoje, diversas empresas utilizam formas de medição de impacto que mascaram o real resultado de investimentos em campanhas de marketing. Por isso, já percebemos a necessidade de começarmos a avaliar métricas de qualificação da entrega e qualidade de impacto, itens que influenciam diretamente os resultados e o retorno sobre o investimento.

É importante sabermos definir, portanto, quais métricas são mais aprofundadas e quais são consideradas genéricas demais para que, assim, seja possível direcionar de maneira mais assertiva o investimento de uma campanha. Algumas delas, inclusive, podem ser consideradas essenciais e efetivas para acompanhar o desempenho de uma campanha digital.

 

Dados e a importância das leis para a segurança do usuário

Quando falamos no uso de dados online, não existe mais segredo: tudo o que fazemos no ambiente digital – independentemente do dispositivo que utilizamos – está sendo monitorado! Nossas informações são coletadas e armazenadas de maneiras diferentes, dependendo do que elas dizem sobre o usuário, e mais tarde elas servirão para que uma empresa realize estratégias e campanhas segmentadas de acordo com o seu público-alvo.

Possuir informações sobre seus clientes é essencial para qualquer estratégia de marketing. Para que isso seja possível no meio digital, hoje em dia, existem diversas tecnologias que facilitam a coleta, armazenamento e análise de dados dos usuários para que dessa maneira a marca crie uma comunicação efetiva com clientes e possíveis clientes. Além disso, também é necessário entender qual é a sua audiência, já que nem todos devem receber o mesmo anúncio e da mesma maneira, e o uso desses dados é extremamente importante no momento da criação delas.

No entanto, o ano de 2018 foi marcado por grandes escândalos de vazamentos de dados do Facebook de milhares de pessoas, causando grandes prejuízos à empresa e fazendo com que a rede social perdesse a confiança dos seus usuários, aumentando a discussão sobre transparência e segurança das pessoas na internet. Diante da polêmica, diversas medidas foram tomadas pela rede social, como a mudança na apresentação de métricas aos anunciantes e também pudemos acompanhar o surgimento de leis de proteção de dados como o Regulamento Geral de Proteção de Dados e a Lei Geral de Proteção de Dados.

Todas as polêmicas envolvendo dados durante o ano trouxeram à tona debates sobre a necessidade cada vez maior da transparência das empresas em relação à essas informações coletadas e a segurança dos usuários. Por isso, pensando na proteção dos dados dos cidadãos e com o objetivo de tornar os processos em torno deles mais simples, a nova regulamentação GDPR entrou em vigor no dia 25 de maio na União Europeia. Por causa dela, todas as empresas envolvidas com a manipulação e tratamento de dados pessoais dos usuários dos países aderidos, deverão cumprir novos requisitos legais em relação aos direitos de privacidade dos indivíduos e o processamento de seus dados – o que irá causar um enorme impacto no mercado de marketing!

E é por isso que, no nosso ebook sobre o tema, abordamos tópicos como: o que é GDPR e como ele protege os consumidores; como ele vai funcionar; quem será impactado; como o GDPR afeta o marketing; como as empresas estão se preparando para receber o GDPR e o que pode ser feito para essa preparação. Confira o nosso guia completo sobre o tema clicando na imagem abaixo:

 

 

Já no Brasil, a LGPD foi sancionada e entrará em vigor a partir de 2021 – o prazo foi estipulado para que as empresas e órgãos se adaptem – e foi inspirada na regulamentação do GDPR. A nova lei, portanto, traz mudanças para o uso de dados no setor público e no setor privado, e com ela os usuários poderão solicitar acesso aos seus dados, além de pedirem que suas informações sejam corrigidas ou excluídas quando desejarem.

Enquanto o prazo da nova lei não entra em vigor, estamos realizando no blog uma série de posts especiais sobre o tema para ajudar os profissionais a se prepararem para as mudanças que ela irá trazer. Por isso, confira por onde começar a se preparar, a importância da fiscalização da lei, maiores impactos e benefícios para as empresas e como a lei afetará os departamentos de marketing, financeiro, jurídico, comercial e de tecnologia nas empresas.

 

Business Intelligence e o uso de dashboards

Como falamos anteriormente sobre dados, entendemos que, hoje, é possível descobrirmos muito sobre um consumidor a partir dos lugares que ele frequenta e quais sites visita na web, assim como saber suas necessidades e interesses. Cada interação e ação dos usuários com a marca gera dados que podem ser coletados para entender melhor seu comportamento, hábitos de consumo e desejos. Além disso, existem diferentes empresas que vendem e oferecem dados, permitindo ampliar e enriquecer o conhecimento sobre os usuários por meio do trabalho de profissionais de Business Intelligence.

Esse enorme volume e quantidade de dados disponível é coletado e armazenado diariamente a partir de informações dos próprios consumidores e dos canais digitais para serem analisados em seguida. Apesar da sua complexidade, o Big Data vem crescendo de maneira extremamente rápida nos últimos anos, e por termos acesso a uma quantidade enorme de dados atualmente, tornou-se essencial a centralização e unificação dessas informações dentro de uma empresa.

Nos dias de hoje, é fundamental que uma empresa compreenda as possibilidades que existem ao coletar e analisar dados e os benefícios que esse tipo de iniciativa pode trazer para a organização. E é por isso que criamos o nosso ebook que explica a importância da centralização de dados para profissionais de marketing e qual é o seu impacto, abordando os seguintes tópicos: a importância da coleta e centralização dos dados no marketing; como os dados impactam as ações de marketing; quais são os tipos de dados existentes; qual é o papel da centralização de dados diante desse cenário; como funciona o processo de centralização; quais são os impactos e benefícios dessa centralização e a importância dos dashboards para a centralização de dados. Não deixe de conferir o ebook completo sobre o tema clicando abaixo:

 

 

Cada vez mais, as empresas estão adotando tecnologias específicas e automatizando o processo de coleta e armazenamento de dados. Ao utilizar essas tecnologias, os profissionais focam na segmentação e análise de dados, buscando oportunidades para otimizar recursos, direcionar conteúdos e campanhas ou criar experiências específicas com base nos dados apurados. E é a partir dessa necessidade de centralização que entendemos a importância dos dashboards como braço direito do analista, já que esses painéis são capazes de fornecer uma visão completa de informações essenciais para empresas que trabalham com dados de usuários e performance.

Diante da grande importância dos dashboards, que possui funções de automação de processos e acompanhamento dos resultados como o Reamp Datahub, realizamos uma série de posts que abordam temas como a melhor maneira de escolher um software de dashboard, quais são os seus tipos e como ele pode ajudar no dia a dia de uma empresa e dos profissionais de BI.

 

Reamp Academy

Uma das grandes novidades que lançamos na Reamp no último ano foi a Reamp Academy, com a missão de fazer com que as pessoas e empresas acompanhem e participem da revolução tecnológica na qual estamos passando atualmente. Por isso, estamos assumindo a responsabilidade de criar, organizar e compartilhar conhecimentos e habilidades que contribuam para o desenvolvimento e evolução do mercado de comunicação digital brasileiro.

Para atingir seus objetivos, a Reamp Academy vai utilizar diferentes ações, canais e formatos – alguns deles, inclusive, já estão sendo utilizados há algum tempo na empresa. Ao longo do último ano, a Reamp produziu um volume aproximado de 280 conteúdos, distribuídos entre diversos desses canais – foram notícias, estudos, pesquisas, ebooks, infográficos, Labs, artigos, workshops e treinamentos especializados em ferramentas de adtech.

A partir de agora, estaremos produzindo diversos conteúdos em formatos como ebooks, artigos, entrevistas, webinars, Labs, Minutos do Especialista, Workshops, cursos e eventos, e muitos deles serão compartilhados através do blog. Não deixe de acompanhar também por aqui para receber novidades de artigos especializados, Minutos do Especialista e Reamper Labs!

 

 

Reamper Lab

Você já conhece nosso Reamper Lab? Toda sexta-feira trazemos na Reamp especialistas de diversas áreas para debaterem sobre assuntos do mercado, trazendo diferentes visões. O evento, que iniciou em 2017, já abordou temas como tecnologia, mídia, inovações e tendências e trouxe grandes empresas como UOL, Nielsen, Oath, IBM e comScore. Confira a retrospectiva que preparamos com todos os debates que foram feitos ao longo do último ano.

Os temas mais debatidos pelos especialistas durante 2018 incluem: Big Data e Inteligência Artificial, Customer Relationship Management (CRM), impactos na cultura e nas características das equipes em startups, áudio na mídia programática, desafios de complicance e private marketplace na compra programática, principais tendências do mercado publicitário, geolocalização, importância da equipe de AdOps dentro da Reamp e temas institucionais, como Dia da Mulher, Outubro Rosa e assédio no mercado de comunicação em São Paulo.

 

 

Eventos

Inúmeros eventos do mercado de marketing digital, tecnologia e publicidade acontecem durante o ano no Brasil e no mundo. Em 2018, nossa equipe esteve presente em alguns deles, que abordaram temas como metodologias, tecnologias, estratégias e tendências para os próximos anos.

Nosso COO Caio Ferro esteve presente no South by Southwest 2018 (SXSW), um dos maiores eventos de inovação do mundo. O especialista participou de algumas palestras por lá e criou conteúdos com a sua visão sobre o evento para o Meio&Mensagem, que também podem ser conferidos aqui no blog.

No quinto dia do SXSW, fomos convidados para participar da live “Dia 5: um futuro promissor + serão os robôs críticos de cinema?”, no canal do Hypeness, um dos maiores portais de inovação e criatividade do Brasil. O vídeo completo pode ser conferido no nosso blog, onde, durante o bate-papo, Caio destacou a importância da tecnologia e da automação em processos atualmente, além de falar sobre Inteligência Artificial, Machine Learning e o que podemos esperar do futuro, relacionando palestras do evento com temas atuais do mercado.

 

 

No mês de setembro aconteceu o Expo Fórum Digitalks 2018, evento que passa por diversas cidades do Brasil ao longo do ano e reúne mais de 4 mil participantes, mais de 20 atividades, grandes formadores de opinião do mercado e quatro auditórios que abordam os temas variados sobre marketing digital, vendas, tecnologia, experiência do cliente e tendências. Carolina Almeida e Isabella Bisordi, da nossa equipe de Marketing, estiveram presentes nos dois dias de evento e realizaram a cobertura de algumas das palestras que assistiram por lá.

 

 

Marcamos presença também no RD Summit 2018, maior evento de marketing digital e vendas da América Latina que acontece em Florianópolis durante três dias do mês de novembro. Com mais de 150 palestrantes e 10 mil participantes, Carlos Durão, Cristiane Gomes e Tiago Soncini, da nossa equipe, realizaram uma cobertura de tudo o que viram por lá, abordando temas como empreendedorismo, negócios, marketing, Inbound, SEO, mídias sociais, vendas, entre outros.

 

 

Todos os assuntos abordados no blog em 2018 foram pensados nas maiores tendências do mercado atualmente, com o objetivo de expandir o conhecimento sobre cada um deles e trazer o que há de mais novo para os nossos leitores.

Obrigada a todos que nos acompanharam até aqui, e em 2018 prometemos trazer ainda mais conteúdo relevante para vocês!

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